12 de abril de 2013

Memorial Minas Gerais Vale tem intensa programação em abril


O Memorial Minas Gerais Vale é opção de lazer e cultura para quem tem planos de visitar Belo Horizonte em abril. Além do conteúdo permanente que instiga o visitante a descobrir a história e os costumes mineiros, do século XVIII ao momento atual, de uma forma diferente e interativa, estão na agenda shows, exposições, saraus e performances. Todas as atividades são gratuitas.
O músico Celso Adolfo apresenta as canções que está compondo para o CD Remanso de rio largo, neste sábado, dia 13, às 16h, com lançamento previsto para este ano. As canções são baseadas nos nove contos de Sagarana, obra de Guimarães Rosa. Mesclando textos próprios com citações retiradas do livro, Celso Adolfo mergulha nos sentidos, forma e conteúdo de Sagarana para chegar às canções do CD.
O coral Camerata DiMinuto, faz concerto dia 18 de abril, às 19h30 no Memorial. O projeto canta músicas sacras ou não, a capela, de compositores e arranjadores consagrados do século XX e XXI. O trabalho explora também peças e arranjos corais dos próprios integrantes do grupo, dando visibilidade aos jovens compositores e apresentando ao público trabalhos inéditos.
Outra atração do Memorial Minas Gerais Vale será a Homenagem ao Dia Internacional do Jazz (dia 30 de abril). A comemoração acontecerá antecipadamente, no dia 27 de abril, com abertura da exposição "História do Jazz", além da palestra "Jazz - História e Identidade", às 14h30, e shows de Gerar Jazz (quinteto instrumental), Sanches Christian (saxofonista), Jônatas Reis (pianista) e banda Celestial Jazz Band, a partir das 15h30.
Outras atividades que já estão ocorrendo no Memorial seguem ainda neste mês de abril, como a exposição Giramundo e a exposição "Avestruz só tenho rascunhos", da multiartista Paola Rettore, que neste mês realiza no dia 14 às 12h a performance "A Convidada" e no dia 21 "Sofia Nota de Notapé".
Também fazem parte do Memorial Minas Gerais Vale os projetos Sarau do Memorial, que em abril recebe Jorge Emil,dia 28 às 11h e 13h, e Performance no Memorial, que trará ao espaço Dudude e Eduardo Mendes,dia 20 de abril, às 11h e 13h respectivamente.
Sobre o Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas e funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, originalmente denominada Secretaria das Finanças no século XIX. O espaço é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos territórios onde a Vale atua.

Nenhum comentário: