9 de abril de 2013

Vale e UniEthos iniciam 3ª edição do programa Tear em Minas Gerais

Iniciativa busca apoiar fornecedores mineiros em questões relacionadas à sustentabilidade
A Vale e o UniEthos iniciam, em abril, a 3ª edição do programa Tear – Tecendo Redes Sustentáveis – em Minas Gerais. A iniciativa tem entre seus principais objetivos aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas e ampliar suas oportunidades de mercado, por meio do incentivo à adoção de políticas e práticas de sustentabilidade.
Nesta edição, a capacidade de atendimento do programa foi praticamente dobrada: serão 30 fornecedores localizados nas cidades das diretorias de Ferrosos Sul e Sudeste, como Belo Horizonte, Itabira, Nova Lima, Itabirito, Barão de Cocais, entre outras. São empresas de setores diversos como construção civil, transporte de carga, engenharia elétrica, manutenção mecânica e recuperação de áreas verdes. Somadas, as duas edições anteriores atenderam outras 30 empresas distribuídas em 10 municípios mineiros.
O programa Tear foi criado pelo Instituto Ethos para desenvolver a cadeia de valor de grandes empresas. O escopo do programa consiste em encontros mensais com os fornecedores, o UniEthos e a Vale, além de consultores e organizações que são convidados a participar a partir da identificação das necessidades do grupo. A Fiemg é apoiadora da iniciativa.
Nesta edição serão 14 encontros, que ocorrerão em 2013 e 2014. Os encontros visam a aplicar o passo a passo da metodologia que aborda, entre os principais temas, a análise da sustentabilidade no negócio, diagnóstico da gestão sustentável, planos de ação, comunicação e relatório de sustentabilidade e formação e expansão da rede.
Para acompanhar diretamente o desempenho das empresas e dar o suporte na implantação das ferramentas, o programa conta também com uma consultora local. As empresas têm direito a 20 horas de consultoria presencial e virtual cada uma. Outra novidade deste ano é que as empresas da 2ª edição receberão mais horas de consultoria local e serão acompanhadas durante os anos de 2103 e 2014.
Resultados das edições anteriores
As empresas fornecedoras da Vale que participaram das edições anteriores apresentaram resultados expressivos:
  • 100% afirmam que o programa possibilitou maior organização da empresa, com isto, redução dos custos e aumento de receita
  • 100% decidiram desenvolver ações para o público interno·
  • 100% elaboram Relatórios de Sustentabilidade, comunicando dados financeiros, econômicos e sociais
  • 100% elaboraram Código de Conduta Ética e capacitaram seus empregados
  • 60% decidiram envolver a comunidade onde atuam, por meio de iniciativas em escolas, praças, incluindo voluntariado·
  • 55% elaboraram ações em prol do meio ambiente·
  • 50% priorizaram ações junto a seus fornecedores
Além disso, as empresas melhoraram a forma de comunicação com suas partes interessadas, captaram novos clientes, aperfeiçoaram a gestão com sistematização de processos e ISO9001, aprimoraram suas práticas em questões relacionadas a saúde, segurança e condições de trabalho. Algumas organizações avançaram ainda mais: abriram novas empresas e apostaram no processo de fusão para se tornarem mais competitivas.

Nenhum comentário: