17 de agosto de 2006

Caravanas do Vale Comunidade-Rede Cultura chegam a Santa Bárbara no domingo

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) está presente em vários projetos que visam melhorias no desenvolvimento e no potencial cultural das regiões onde atua. Um desses projetos é o Vale Comunidade-Rede Cultura, existente desde 2004, que promove a capacitação de empreendedores culturais, buscando a geração de renda e a divulgação da cultura regional por meio de eventos culturais e artísticos.

Durante o período de 16 a 30 de julho, estão programadas as Caravanas do Rede Cultura, que serão realizadas em sete cidades do estado de Minas Gerais. São eventos que contam com diversas atividades culturais como exposições, música e teatro.

O Rede Cultura mostra a importância da presença da CVRD cada vez mais próxima às comunidades onde atua, não só com o desenvolvimento, de forma responsável, de suas atividades de mineração, mas também com a implementação de projetos e ações que utilizam a valorização da cultura regional, preservação do patrimônio histórico como forma de reforço de conceitos de cidadania e geração de renda para as pessoas.

Com o objetivo de valorizar a cultura local e gerar renda, por meio da organização das práticas de gestão cultural, o Rede Cultura desenvolve seu trabalho em rede, para que haja um intercâmbio de experiências entre os participantes de todas as cidades envolvidas, visando formar potenciais empreendedores culturais, para que eles sejam capazes de estimular mecanismos para a melhoria artística de seus produtos e escoamento de sua produção, ampliando as perspectivas de aumento de renda e desenvolvimento artístico e gerencial.

Em Minas Gerais, o projeto é realizado em 14 localidades próximas às áreas de atuação da Vale: São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Santa Rita Durão, Bento Rodrigues, Antônio Pereira, Morro D’Água Quente, Mariana, Congonhas, Itabira, Belo Vale e Brumadinho.

Os resultados dos últimos dois anos já são visíveis. Foram realizadas 57 oficinas de artesanato e cultura e apresentação de 61 shows em teatros e praças públicas. A Oficina de Formatação de Projetos foi realizada em todas as cidades onde o programa está implementado. Como resultado dessa oficina, em 2005, foram inscritos 12 projetos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, dos quais quatro foram aprovados, o que resultou na captação de R$ 170 mil. Já em 2004, foram inscritos 17 projetos na Lei, com a captação de R$ 250 mil.

Confira a programação da Caravana em Santa Bárbara:

Santa Bárbara
Data: 20/08/06 - Domingo
Local: Praça Pio XII

16h –Feira de artesanato

18h – Apresentação de Teatro “O Aleijadinho de Ouro Preto”
Criado para ser apresentado tanto em palco italiano como em espaços alternativos, "O Aleijadinho de Ouro Preto" é um espetáculo teatral em homenagem a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O texto é baseado em pesquisas biográficas, destacando-se o trabalho de Rodrigo José Ferreira Bretas, contemporâneo do Aleijadinho que entrevistou pessoas que se relacionaram diretamente com o artista. Mesclado à pesquisa histórica surge a poesia de Murilo Mendes, Affonso Ávila, Oswald de Andrade, Henriqueta Lisboa e Carlos Drummond de Andrade.

20h30 – Apresentação do Grupo Viola de Folia
O Grupo Viola de Folia foi criado em 1998 pelo músico Vicente Gomes, com a preocupação de preservar e difundir as raízes da nossa cultura. As folias de reis, os congados, as festas religiosas, os causos e modas de viola, personagens folclóricos, a broa de fubá, o fogão à lenha, o cheiro da terra. Estes são os ingredientes de nossas canções, todas de autoria própria. As cantorias pelas ruas, as roupas e os instrumentos originais nos remontam aos velhos e bons tempos. A formação atual conta com os músicos Vicente (violão), Jorge (viola), Raimundo (rabeca), Heli (contra-baixo acústico), Edivaldo (acordeon), Jaqueline (voz e flauta) e Marcelo Magrão (percussão

21h30 – Apresentação da Banda Art Forró das Gerais
Uma banda diferente que reúne a experiência dos irmãos Wilson “Tupete” e Adão. Já com dois CD´s gravados, o primeiro pela gravadora Paradoxx ainda com o nome de Art Manha das Gerais e o segundo com o nome de Art Forró das Gerais, a banda já participou de diversos programas de tv e rádio, além de participações em grandes shows. Atualmente, a banda é formada por Adão no acordeom e voz, Tupete no violão e voz, Fabiano no acordeom 2, Leidismar na percussão e bateria, Leilamara e Leidislaine no backing vocal, Cleiverson no contrabaixo, além de bailarinos.

Nenhum comentário: