3 de agosto de 2006

Vale Ambiente oferece oficinas para a comunidade

Em 2001, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) lançou o projeto Vale Ambiente, com o objetivo de estabelecer planos educativos, visando orientar as ações destinadas à formação ambiental dos seus empregados e das comunidades das áreas de influência dos seus complexos mineradores, em atendimento às determinações legais e aos princípios de responsabilidade socioambiental da empresa.
O Vale Ambiente busca apoiar o desenvolvimento sustentado local, por meio da educação ambiental, que é compreendida como os processos pedagógicos destinados à difusão de conhecimentos sobre o meio ambiente, para a sensibilização e formação de uma consciência capaz de contribuir para mudar o estado de espírito, as atitudes e as ações humanas na construção de um mundo melhor para se viver, agora e no futuro. Essa compreensão exige o envolvimento e o comprometimento dos indivíduos e das comunidades para buscar, elaborar e implementar soluções para os problemas ambientais que afetam a vida.
As ações são desenvolvidas, principalmente, por meio de duas formas de relacionamento: oficinas nos CEAs ou oficinas na comunidade. Em Minas Gerais, a CVRD possui 4 CEAs, na Mina de Alegria, localizado em Mariana; Mina de Fábrica, em Ouro Preto; Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho e Minas de Itabira, em Itabira. O projeto abrange os municípios de Itabira, Santa Maria, Mariana, Ouro Preto, Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Belo Vale, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio abaixo, Sabará, Congonhas, Brumadinho, Belo Vale e Mário Campos.
Com a comunidade escolar o Vale Ambiente atua de forma a dar continuidade ao processo de formação em educação ambiental de educandos, educadores, gestores e funcionários de escolas do ensino fundamental, em parceria com as Prefeituras, visando contribuir para a introdução e consolidação da educação ambiental nos municípios.
Em 2006, mensalmente, o projeto Vale Ambiente oferece oficinas para as comunidades onde há atuação da CVRD. O objetivo é desenvolver ações de educação ambiental, integrar professores, alunos e comunidades em torno das questões ambientais locais e disseminar conceitos e práticas destinadas a promover o desenvolvimento sustentável.
Confira a programação nas variadas localidades, no mês de agosto:
Santa Barbára (Comunidade Escolar)
11/08 - sexta-feira - Gerenciameto Ecológico
· Oficina Gerenciamente Ecológico: Tem como objetivo ampliar a capacitação operacional aplicada ao Gerenciamento Ecológico, especialmente em relação à implementação de melhorias ambientais e à redução do consumo - melhor aproveitamento de água, energia, gás e alimentos usados na merenda escolar.
Sabará (Comunidade Escolar)
11/08 – sexta-feira - Consumo Sustentável
Local: antiga Casa de Cadeia
· Oficina Consumo Sustentável: Tem como objetivo promover uma melhor compreensão do consumo como instrumento de conservação e melhoria do meio ambiente em relação aos aspectos econômicos, estéticos, sanitários e culturais. A oficina engloba atividades práticas e teóricas.
Brumadinho (Comunidade Escolar)
19/08 - sábado - Consciência Corporal e Vocal
· Oficina Consciência Corporal e Vocal: A oficina promove a consciência corporal e vocal dos participantes, como parte do processo de ampliação da percepção do educador sobre o ambiente. Aprender a cuidar do corpo e da voz como instrumento de mediação da relação pedagógica. É o primeiro passo para interagirmos e cuidarmos do ambiente.
Ouro Preto (Comunidade Escolar)
23/08 - quarta-feira - Práticas Pedagógicas
· Oficina Práticas Pedagógicas: A oficina tem como objetivo estimular o uso de atividades lúdicas processo de ensino-aprendizagem de educação ambiental, visando tornar o processo educativo mais rico e dinâmico, estimulando o estudante a construir suas novas descobertas, desenvolver e enriquecer sua personalidade.
Congonhas (Comunidade Escolar)
26/08 - sábado - Práticas Pedagógicas
· Oficina Práticas Pedagógicas: A oficina tem como objetivo estimular o uso de atividades lúdicas processo de ensino-aprendizagem de educação ambiental, visando tornar o processo educativo mais rico e dinâmico, estimulando o estudante a construir suas novas descobertas, desenvolver e enriquecer sua personalidade.
Antônio Pereira (Comunidade Escolar)
31/08 e 1/09 - quinta e sexta-feira - Teatro
· Oficina de Teatro: Tem como objetivo promover a valorização do teatro como estratégia de otimização da qualidade do ensino-aprendizagem em escolas de ensino fundamental, para aplicação na educação ambiental e na valorização das pessoas e dos valores humanos essenciais.
Além das oficinas nas escolas e comunidades, o Programa Vale Ambiente desenvolve outras atividades, principalmente com estudantes do ensino fundamental por meio de visitas (trilhas interpretativas e palestras) aos CEAs da Mina de Córrego do Feijão e Minas de Itabira, bem como Extensão Ambiental nas Escolas. Em ambas, as equipes de monitores dos CEAs promovem ações e reflexões destinadas a promover a visão sistêmica de meio ambiente e o papel das pessoas e grupos sociais na construção do futuro.

Nenhum comentário: