27 de agosto de 2006

Deputados discutem financiamento para Escolas Agrícolas

O financiamento público das Escolas Família Agrícola (EFAs) será o assunto discutido nesta quarta-feira (30/8/06), pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, em reunião às 14h30, no Auditório da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Apesar de não serem estabelecimentos da rede pública, as EFAs estão autorizadas a receber recursos do Estado por meio de bolsas de estudo da Secretaria de Estado de Educação, conforme dispõe o Decreto 43.978, de 2005. Além de avaliar os recursos reservados para o programa em 2007, a reunião, requerida pelo deputado Padre João (PT), presidente da comissão, pretende propor a criação de uma Frente Parlamentar Mineira em apoio às Escolas Famílias Agrícolas.

As Escolas Família Agrícola seguem metodologia própria de alfabetização e funcionam com calendário específico, adaptado ao calendário agrícola e às condições de trabalho nos assentamentos. Os alunos passam uma semana na escola e uma semana com os pais. Essa é a denominada pedagogia da alternância, voltada especificamente para a educação dos jovens da zona rural, na perspectiva da agricultura familiar. O jovem passa a valorizar aspectos da cultura rural, cultivando a auto-estima e rompendo com preconceitos em relação ao meio rural.

Até o ano passado, estavam instaladas 14 EFAs em Minas Gerais, representadas pela Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (Amefa). As escolas contam com o apoio e a parceria de várias entidades, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), UFMG, Instituto Marista de Solidariedade (IMS), Associação Internacional dos Movimentos Familiares Rurais (AIMFR), dentre outras.

Modelo surgiu na França

A EFA nasceu em 1935, na França. No Brasil, foi implantada em 1968, a partir do Espírito Santo. Em 1983, no município de Muriaé, Zona da Mata Mineira, teve início o processo de criação da primeira Escola Família mineira, através da iniciativa de um grupo de pessoas vinculadas às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), com o apoio da prefeitura. Em média, cada escola atende 110 alunos, na sua maioria filhos de pequenos agricultores, de meeiros, de assalariados agrícolas e de assentados rurais. Em todo o Brasil, as EFAs já formaram mais de 30 mil jovens, dos quais 87% permanecem no meio rural, desenvolvendo seu próprio empreendimento junto a suas famílias ou exercendo profissões e lideranças. Em Minas Gerais, elas já formaram cerca de 1.500 alunos.

Serão convidados a participar da reunião as secretárias de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; e de Educação, Vanessa Guimarães Pinto; o responsável pelas Escolas Família Agrícola no Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Maria Barbosa de Jesus; o coordenador do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins; o arcebispo de Mariana, Dom Luciano Mendes de Almeida; o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste e Minas Gerais (Idene), Walter Adão; a presidente da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (Amefa), Ervina Teixeira Cruz; e o coordenador da Escola Família Agrícola de Acaiaca, Gilmar de Souza Oliveira.

Nenhum comentário: