11 de agosto de 2006

Caravanas do Vale Comunidade-Rede Cultura chegam a São Gonçalo do Rio Abaixo no domingo

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) está presente em vários projetos que visam melhorias no desenvolvimento e no potencial cultural das regiões onde atua. Um desses projetos é o Vale Comunidade-Rede Cultura, existente desde 2004, que promove a capacitação de empreendedores culturais, buscando a geração de renda e a divulgação da cultura regional por meio de eventos culturais e artísticos.

Durante o período de 16 a 30 de julho, estão programadas as Caravanas do Rede Cultura, que serão realizadas em sete cidades do estado de Minas Gerais. São eventos que contam com diversas atividades culturais como exposições, música e teatro.

O Rede Cultura mostra a importância da presença da CVRD cada vez mais próxima às comunidades onde atua, não só com o desenvolvimento, de forma responsável, de suas atividades de mineração, mas também com a implementação de projetos e ações que utilizam a valorização da cultura regional, preservação do patrimônio histórico como forma de reforço de conceitos de cidadania e geração de renda para as pessoas.

Com o objetivo de valorizar a cultura local e gerar renda, por meio da organização das práticas de gestão cultural, o Rede Cultura desenvolve seu trabalho em rede, para que haja um intercâmbio de experiências entre os participantes de todas as cidades envolvidas, visando formar potenciais empreendedores culturais, para que eles sejam capazes de estimular mecanismos para a melhoria artística de seus produtos e escoamento de sua produção, ampliando as perspectivas de aumento de renda e desenvolvimento artístico e gerencial.

Em Minas Gerais, o projeto é realizado em 14 localidades próximas às áreas de atuação da Vale: São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Santa Rita Durão, Bento Rodrigues, Antônio Pereira, Morro D’Água Quente, Mariana, Congonhas, Itabira, Belo Vale e Brumadinho.

Os resultados dos últimos dois anos já são visíveis. Foram realizadas 57 oficinas de artesanato e cultura e apresentação de 61 shows em teatros e praças públicas. A Oficina de Formatação de Projetos foi realizada em todas as cidades onde o programa está implementado. Como resultado dessa oficina, em 2005, foram inscritos 12 projetos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, dos quais quatro foram aprovados, o que resultou na captação de R$ 170 mil. Já em 2004, foram inscritos 17 projetos na Lei, com a captação de R$ 250 mil.

Confira a programação da Caravana em São Gonçalo do Rio Abaixo:

São Gonçalo do Rio Abaixo
Data: 13/08/06 - Domingo
Local: Rua Henriqueta Rubim - Centro

16h - Feira de artesanato

16:30h - Musicircus com Catin Nardi

O palco se transforma em picadeiro, arena das ilusões. Nele, as marionetes da cia O Navegante se encontram com o universo encantador da música e com a magia do circo.
Este é Musicircus, um espetáculo que fascina e surpreende platéias de todas as idades. Personagens como os cuspidores de fogo, o engolidor de facas, o perna-de-pau, os lutadores de sumo e outras grandes atrações se apresentam em uma divertida seqüência de esquetes musicais e números do circo. Músicos populares e figuras lendárias como Tom Jobim e Astor Piazolla também chegam ao mundo dos bonecos para integrar a fantástica trupe do MUSICIRCUS. O famoso Apresentador do Circo, estrela da abertura da novela As Filhas da Mãe, entra no palco para apresentar com eficiência seu circo musical que já participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais encantando pela sofisticada manipulação e surpreendendo pela qualidade técnica das personagens.

17:30h - Mostra Local com Banda Dinâmica
Natural de São Gonçalo do Rio Abaixo, a Banda Dinâmica surgiu em 2004. Apesar do pouco tempo de existência vem ocupando um espaço de destaque no mercado musical da cidade e região. Apresenta um repertório variado, que vai passando pelos anos 60, até os dias atuais.

20:30h - Mostra Local com Banda Stygmatha
Natural de São Gonçalo do Rio Abaixo, a Stygmatha surgiu em 2004. Apesar de ser um grupo relativamente novo, o Stygmatha conta com músicos que tem experiências adquiridas em outros grupos musicais que hoje ainda são atuantes. A especialidade do grupo é Pop Rock nacional e interncaional.

21:30h - Apresentação do Grupo Força Vocallis
O Grupo Força Vocallis surgiu em Congonhas, MG, no final dos anos 80. Ao longo de sua rica trajetória de trabalho, seus integrantes já conquistaram mais de 50 premiações em festivais de música no Estado de Minas Gerais. Atualmente, além do próprio repertório, o grupo interpreta composições de autores consagrados da Música Popular Brasileira, buscando, inclusive, inspiração nas batidas do roca, do reggae e da musica regional mineira. Suas apresentações podem ser realizadas também no formato acústico.

Nenhum comentário: