24 de junho de 2012

CENTRO DE TRIAGEM DE MATERIAIS RECICLÁVEIS É UM DOS CINCO MELHORES DO BRASIL

                            Foto: Acom/PMBC


Coincidindo com o período em que representantes do mundo inteiro se reúnem no Rio de Janeiro a fim de discutir e pensar alternativas práticas para o desenvolvimento sustentável mundial, através da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que pretende uma análise do progresso feito desde a primeira Cúpula da Terra, a ECO-92, no Rio e a renovação do compromisso com o desenvolvimento sustentável no futuro, Barão de Cocais avança para atitudes práticas.

A eliminação do Lixão, a organização dos catadores de materiais recicláveis e a implantação do aterro sanitário e da coleta seletiva, são alguns passos já trilhados em Barão de Cocais nessa longa caminhada rumo à sustentabilidade do planeta.

Na noite do último dia 19 de junho, a Prefeitura de Barão de Cocais entregou à comunidade o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Barão de Cocais, considerado um dos cinco melhores do Brasil.

O momento, além de oficializar a entrega de várias ações e benfeitorias nas comunidades Vila Regina e Sagrada Família, marcou também a entrega do caminhão que será utilizado pela ASERBAC para realização da coleta seletiva no município.

Segundo a representante da ASERBAC, Adelaide Reis, a cidade vive hoje uma realidade diferente, sem a presença do lixão, a implantação do aterro sanitário e a conscientização da população. “Quando o Secretário de Meio Ambiente, Nivaldo, nos procurou, pensamos que seria mais uma promessa, mas não foi. Através da sensibilidade do Prefeito hoje possuímos um caminhão estruturado, e este galpão. Trabalhamos com mais dignidade.”Diz Adelaide.

O centro de triagem, com área edificada de 650m², área total 969m², foi construído por meio de convenio com o Ministério das Cidades, através da CEF e Prefeitura Municipal de Barão de Cocais, pela construtora Fidelis Nunes Ltda, no valor de R$ 200.826,44.

O Galpão é coberto com telhas de materiais recicláveis a partir de material tetra pak (caixinha leite), é dotado de vestiários femininos e masculinos, escritório, refeitório e sala de reunião, cozinha, área de serviço, sistemas de silagem, box para materiais de triagem, sistema de reaproveitamento das águas pluviais com 03 caixas de 10.000 litros cada e aquecedor solar.

Com o apoio da VALE e da GERDAU para a compra de equipamentos que compõem o centro, o qual conta com os equipamentos e móveis necessários para operação e comodidade dos associados: trilho para movimentação da prensa, 03 carrinhos elétricos, empilhadeira elétrica para transporte e empilhamento de fardos, facilitando o trabalho dos catadores de forma ergonômica e segura, garantindo aumento da produtividade do galpão.

Diversas autoridades estiveram presentes à inauguração. Além do Prefeito Geraldo Abade e do Vice, Armando Verdolin, o representante do Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia e Secretário de Governo Danilo de Castro também compareceu. O evento contou também com a presença de Teófilo Torres, filho do ex-Deputado Estadual e atual Conselheiro do Tribunal de Contas Mauri Torres, além do Presidente da Câmara Reginaldo Terezinha, dos vereadores Valdir Rosa, Salatiel da Silveira o delegado Regional da Polícia Civil Paulo Tavares Neto, o Diácono José Apolinário, que procedeu à benção das instalações e representantes das empresas Vale e Gerdau também prestigiaram a solenidade.

Em seu discurso, Abade enfatizou: “ Este Centro de Triagem é espetacular, está entre os melhores do Brasil. Reciclar não é coisa de pobre, é atitude de gente digna e inteligente. Nós precisamos despoluir o mundo. Este projeto transcende às pessoas, pois ele beneficia toda cidade. Investir em sustentabilidade significa mudança cultural, pois queremos o melhor para Barão de Cocais”.

O secretário de Governo, Danilo de Castro, reforçou a informação de que o Centro de Triagem de Barão de Cocais se encontra entre os cinco melhores do Brasil e parabenizou a administração municipal pela ação: “A administração do Abade e Armando é um modelo para todas as cidades da região”. Conclui .

Nenhum comentário: