27 de junho de 2012

Igreja do Rosário em São Gonçalo do Rio Abaixo será reaberta no dia 1º de julho


A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, juntamente com a Paróquia São Gonçalo realizarão uma solenidade para marcar a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que passou por um intenso processo de restauração.



O evento ocorrerá no dia 1º de julho e terá início às 18 horas com uma Missa na Igreja Matriz. Em seguida, às 19 horas, um cortejo seguirá em direção a Igreja do Rosário com a presença dos grupos de Congado da Guarda de Nossa Senhora do Rosário dos Borges, Guarda de Marujos Nossa Senhora da Guia e Guarda Moçambique São Jorge Guerreiro, além da participação da Corporação Musical Santa Cecília. Às 19h30 terá início a solenidade de abertura da Igreja do Rosário e ainda haverá benção.



Para encerrar as comemorações do dia, a partir das 20 horas, na Praça 1º de Março, terá início a apresentação do Vozes em Seresta. O grupo, de Divinópolis, é composto por 15 pessoas. Realiza ensaios semanais, sempre buscando performance nas músicas.







A restauração

Para manter a preservação da capela, a Prefeitura de São Gonçalo iniciou em 2005 um longo processo de restauração, dividido em três etapas. A primeira consistiu na recuperação estrutural (hidráulica, elétrica, cobertura, piso, alvenaria) e arquitetônica de toda a igreja; a segunda no paisagismo do entorno da igreja; e a terceira na restauração dos elementos artísticos e integrados. Um investimento de aproximadamente R$ 700.000,00 (setecentos mil reais), sendo deste R$ 287.000,00 (duzentos e oitenta e sete mil) proveniente do Governo Estadual, por meio do Fundo Estadual de Cultura.



A terceira e última etapa está sendo finalizada esta semana. Ela consiste na restauração dos elementos artísticos integrados que consiste no restauro do retábulo-mor, arco do cruzeiro, forro da nave, cimália, retábulos colaterais, púpito, balaustrada, arcos e pilastras do átrio, portas e janelas e pintura externa.







Igreja Nossa Senhora do Rosário

A reflexão histórica sobre a trajetória da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Gonçalo do Rio Abaixo não deixa dúvidas sobre sua importância no desenvolvimento histórico do município. Sua implantação em nível mais baixo que a Matriz testemunha o status de seus devotos na comunidade. Ao mesmo tempo, representam à luta de setores desfavorecidos nesta mesma comunidade, especialmente os afro-descendentes. Não por acaso, é essa a significação da edificação para a comunidade sãogonçalense: é a capela erigida pelos escravos, na qual estão inscritas as marcas de seus escassos recursos e, simultaneamente, de sua identidade devocional e preocupação estética.



Embora não tenha sido encontrada documentação que estabeleça com precisão a data de fundação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, é possível estimar sua construção nas primeiras décadas do século XVIII. Evidências disso são: a talha de seus três retábulos, enquadrável no estilo D. João V, introduzido em Minas por volta de 1720/30, onde prevaleceu até por volta de 1760.



Nenhum comentário: