5 de dezembro de 2012

BARÃO DE COCAIS RECEBE O MADRIGAL RENASCENTISTA

Foto: Acom/PMBC



Barão de Cocais recebe, no próximo dia 14 de dezembro, sábado, um presente muito especial: a apresentação do Coral Madrigal Renascentista. O evento terá início às 20 horas, no Santuário São João Batista.

Em comemoração aos 56 anos de existência ,o Coral lançou, no ultimo mês,  o álbum “Sacra Música Brasileira” – o oitavo do grupo – e o livro “Madrigal Renascentista”, escrito pelo jornalista Manoel Hygino. “O CD ‘Sacra Música Brasileira’ apresenta um retrato dos últimos 200 anos de composições nacionais, desde o período colonial até a atualidade. Percebemos que as canções sacras no país têm lacunas a serem preenchidas e, como é um repertório muito rico, acredito que a importância desse disco no contexto nacional é bem grande”, diz o maestro Marco Antônio Maia Drumond, que rege o Madrigal desde 1986.

O  Madrigal Renascentista tem toda sua história contada no livro, homônimo do grupo. Segundo o autor, a obra vai além do registro histórico da carreira do conjunto, uma vez que conta a história musical de Minas e insere também o Madrigal no contexto da música contemporânea.

Coral Pioneiro

O maestro Marco Antônio diz que o Madrigal foi o primeiro no Brasil a estudar e executar a música produzida antes do século 18, interpretando significativas obras do Renascimento. Até então, os corais brasileiros praticamente só se dedicavam ao repertório romântico, com ênfase na ópera. “Eu, que não sou um religioso, confesso que a música sacra me emociona”, diz.

Nenhum comentário: