3 de dezembro de 2012

São Gonçalo é finalista do Prêmio Vivaleitura 2012

Foto: Acom/PMSGRA

São Gonçalo do Rio Abaixo está entre os finalistas do prêmio Vivaleitura 2012. Apenas dez municípios de todo Brasil chegaram a esta fase, sendo que apenas São Gonçalo do Rio Abaixo, São Paulo e Belo Horizonte foram selecionadas na região Sudeste. A cerimônia de premiação que indicará o grande vencedor desta edição será no dia 19 de dezembro, em Brasília.
O prêmio Vivaleitura tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura. Ele foi criado em 2005 por iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio da Fundação Santillana, da Fundação Banco do Brasil, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Ao todo serão distribuídos R$ 540 mil em prêmios, sendo R$ 30 mil para cada um dos 18 vencedores das três categorias da premiação: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais).
São Gonçalo do Rio Abaixo inscreveu o projeto “Ler pra Valer em Todos os Cantos” na categoria Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias. Inicialmente, o projeto foi idealizado pela ex-funcionária, Carmem Lúcia Lopes e desde então veio passando por transformações até chegar ao formato atual, o qual está concorrendo ao prêmio.
O projeto foi criado em 2009 e com o objetivo de fomentar o hábito da leitura da população são-gonçalense. O projeto consiste num baú com livros diversificados da literatura infantil e adulta, levados às comunidades que não tem o hábito de leitura ou com dificuldades de acesso aos serviços da Biblioteca Pública.
Em três anos de atuação do Ler Pra Valer em Todos os Cantos foram atendidas 10 (dez) comunidades rurais (Bom Sucesso, Borges, Mãe D’Água, Martins, Ponte Coronel, Recreio, Santa Rita de Pacas, Una, Vargem Alegre e Vargem da Lua), e 01 (uma) associação (Abeviti - Associação Bem Viver Terceira Idade). Já foram realizados 9.718 (nove mil, setecentos e dezoito) empréstimo de livros.
Mais informações pelo site: http://www.premiovivaleitura.org.br/.

Nenhum comentário: