14 de dezembro de 2012

Mais de cem pesquisadores inscreveram trabalhos no Prêmio Vale-Capes



As inscrições para o Prêmio Vale-Capes Ciência e Sustentabilidade, voltado para teses de doutorado e dissertações de mestrado das universidades brasileiras, totalizaram 106 trabalhos, sendo 71 dissertações e 35 teses. As instituições de ensino de São Paulo - USP e Unicamp - lideraram o processo com 35 inscrições. Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, a participação também foi significativa, com a apresentação de 15 trabalhos para cada um dos estados.
O número foi considerado bastante positivo pelos organizadores do prêmio. "É um resultado muito significativo, principalmente porque é a primeira vez que realizamos esta ação. O prêmio, que conta com temas abrangentes que não afetam apenas a mineração, é importante para reconhecer as contribuições mais relevantes nestas áreas. Por meio dele, buscamos incentivar a produção de trabalhos de pesquisas que podem gerar resultados práticos no futuro para reduzir nosso impacto no meio ambiente", afirma Sandoval Carneiro, gerente-geral de Parcerias e Recursos do Instituto Tecnológico Vale.
Entre as teses de doutorado destacaram-se os trabalhos voltados para o aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e rejeitos, que somaram 16. Em segundo lugar, estiveram as inscrições relativas às tecnologias socioambientais, com ênfase para o combate à pobreza, que totalizaram nove trabalhos.
Nas dissertações de mestrado, as universidades também revelaram maior interesse pelo aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e rejeitos, com 38 trabalhos. As pesquisas voltadas à busca de processos eficientes para redução do consumo da água e de energia somaram 21.
As inscrições para o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade se encerraram dia 6 de dezembro. O objetivo é premiar dissertações de mestrado e teses de doutorado que apresentem ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa (GEE), aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.
Os autores vencedores das teses de doutorado vão receber R$ 15 mil e uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral de até três anos em instituição nacional, podendo converter em um ano fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado. Já os ganhadores de dissertação de mestrado receberão R$ 10 mil e uma bolsa para realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos.

Nenhum comentário: