21 de dezembro de 2012

Rede municipal terá em 2013 o projeto Um Computador por Aluno

Tecnologia a serviço da Educação
Sete escolas municipais de João Monlevade serão beneficiadas em 2013 com o projeto Um Computador por Aluno (UCA), que consiste na utilização de netbooks em salas de aula, onde estudantes e professores tem acesso à internet e a softwares educacionais.
O prefeito Gustavo Prandini recebeu na tarde dessa quarta, 19, o presidente e o diretor comercial da Metasys – empresa responsável pelo sistema operacional do projeto – Paulo Maciel e Carlos Alberto Senna de Lima, o secretário municipal de Educação, Fabrício Brandão, e representantes das três primeiras escolas beneficiadas com o projeto: o auxiliar de direção do Centro Educacional, Agnaldo Marcos dos Santos, a vice-diretora da Escola Municipal Israel Pinheiro (Emip), Ana Paula Lima e a vice-diretora da Escola Municipal Cônego Higino, Vera Lúcia Barbosa.
Também participaram da reunião o vice-prefeito, Wilson Bastieri, o assessor de Governo, Ivo José da Silva, e o diretor do setor de Tecnologia da Informação (TI), Darlan Rodrigo de Souza.
Os representantes da Metasys apresentaram os notebooks, que serão usados pelos professores e possuem hd´s de 160 gigabytes de conteúdo educacional, e os netbooks, fabricados pela Intel e equipados com o processador Core 2 duo, para uso dos alunos. Os servidores para armazenamento do software já foram instalados nas escolas, que vão receber também carrinhos para transporte dos equipamentos. Em 2013, os educadores vão passar por curso de capacitação.
O prefeito Gustavo Prandini citou outras ações nessa área, como a instalação dos dez telecentros e o projeto Monlevade Digital, que oferece internet wi-fi gratuitamente e hoje tem cobertura em 50% da cidade. “Deixamos também esse legado de democratizar o acesso à tecnologia e à internet”, comentou.
O secretário de Educação, Fabrício Brandão, comentou que uma das metas entre 2009 e 2012 era de permitir o acesso à tecnologias nas escolas, transformando esses espaços em ambientes virtuais. “O município avança muito com esse projeto”,avaliou.
O presidente da Metasys parabenizou o prefeito Gustavo Prandini pelo projeto. “É um grande passo para uma revolução por meio do conhecimento. Gustavo está de parabéns. É um avanço para o município, um dos primeiros em Minas Gerais com projeto desse porte”, declarou.
Além das escolas Centro Educacional, Cônego Higino e Emip, também serão beneficiadas com o projeto UCA as escolas municipais Germin Loureiro, Monteiro Lobato, Promorar e Professora Cicinha Moura Simon.
Resultados expressivos
Os resultados expressivos na Educação entre 2009 e 2012 fizeram de João Monlevade cidade de destaque nacional. O município foi apontado em levantamento da ONG Todos pela Educação como o 7º melhor ensino público do país e alcançou, em 2012, metas de desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC), estipuladas para 2015.
A ampliação da oferta de vagas com a construção de dois Centros de Educação Infantil (Cemei´s) nos bairros Sion e Boa Vista e a implantação do Programa de Educação Cooperativista “Educar para cooperar, Cooperar para crescer, Crescer para ser”, que tem o apoio de cinco cooperativas da cidade e foi elogiada pelo ex-ministro Roberto Rodrigues, autoridade internacional em cooperativismo, o programa Bebê a Bordo e o Transporte Universitário Gratuito são algumas das ações que tornam João Monlevade referência brasileira na área educacional.

Nenhum comentário: