5 de dezembro de 2012

Secretaria de Educação realiza o II Seminário de Gestão - Boas Práticas

Foto: Acom/PMJM
 
A Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade realiza nessa terça, 4, a segunda edição do Seminário de Gestão - Boas Práticas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os objetivos do evento são socializar as ações desenvolvidas nas escolas, compartilhar experiências, promover a reflexão e a troca de conhecimento para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Participam do seminário diretores, coordenadores pedagógicos, professores e representantes das escolas municipais e dos Centros de Educação Infantil (Cemei´s).
Três mesas temáticas são realizadas nessa tarde. A primeira aborda a “A Construção dos Projetos Públicos Pedagógicos das Escolas”, com participação dos diretores Alda Ferreira (Escola Municipal Promorar), Silvana Hosken (Centro Educacional), Ricardo Pena (Escola Municipal Cônego Higino) e Mônica da Silva Parente (Escola Municipal Israel Pinheiro). O segundo tema a ser explorado é “A Construção das Diretrizes Municipais da Educação Infantil”, com a professora Sandra Fernandes (Creche Casulo), o músico Tó Vilela e as pedagogas Scheila Nogueira (Creche Casulo), Jamile Cota e Maria Amélia Pacheco (ambas da Secretaria de Educação). Para encerrar o seminário, será discutida “A Coordenação Pedagógica e o Foco da Formação Continuada dos Professores”, com as coordenadoras pedagógicas Sandra Mendes (Centro Educacional), Helena Perdigão (Escola Municipal Promorar), Aparecida Barone (Escola Municipal Monteiro Lobato) e Telma Drumond (Escola Municipal Germin Loureiro).
Conquistas e Resultados
Após a abertura, que teve apresentação musical do músico Tó Vilela e da professora Rita Abreu, o secretário de Educação, Fabrício Brandão, falou sobre os resultados alcançados entre 2009 e 2012. Brandão explicou que a primeira medida adotada à frente da secretaria foi estabelecer focos em direito a aprendizagem, formação continuada dos profissionais, educação inclusiva, organização didático-curricular, direito à educação na infância, a família no contexto escolar, gestão compartilhada, educação tecnológica (maior acesso à tecnologia nos espaços escolares), reformas e ampliações, aquisição de bens e serviços, educação e cultura e ampliação da jornada escolar (atividades extra-turno para alunos).
O desenvolvimento de ações em cada foco levou a resultados expressivos. “João Monlevade é destaque em Minas Gerais e no Brasil e isso reflete os avanços nos processos de ensino e aprendizagem”, avalia o secretário de Educação, se referindo ao fato do município ser apontado como o 7º melhor ensino público do país pela ONG e o ótimo desempenho das escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação.
Além dessas conquistas, Brandão lembrou que João Monlevade terá dois novos centros municipais serão construídos, um no bairro José de Alencar e outro no bairro Loanda. Os recursos, pouco mais de R$2,8 milhões, estão garantidos e vieram do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Nenhum comentário: