24 de maio de 2010

Lideranças comunitárias participam do lançamento do Orçamento Participativo

Aproximadamente 300 pessoas que representam sindicatos, associações de bairros e ONG´s de João Monlevade prestigiaram o lançamento do I Fórum de Formação para a Participação Popular do Orçamento Participativo (OP) na última sexta-feira, 21. O evento foi realizado no Centro Educacional e contou com a presença do prefeito Gustavo Prandini (PV). “O Orçamento Participativo será uma forma de aprender partilhar as coisas boas da nossa comunidade. Ter bom senso que muitas vezes a obra do outro bairro é mais essencial que as do nosso bairro”, explicou Prandini.
O objetivo do Fórum é estimular a reflexão junto às lideranças comunitárias sobre suas atuações nos espaços institucionais de participação que deliberam sobre as políticas públicas (Conselhos Municipais, Plano Plurianual Participativo, Orçamento Participativo e outros). Além disso, o Fórum provoca o envolvimento das lideranças no conjunto das ações públicas do município.
Durante o Fórum, o assessor de Governo e coordenador do OP, Emerson Duarte, apresentou a metodologia e os critérios de como será o funcionamento do OP na cidade. Na oportunidade, os participantes conheceram as principais ações e programas executados pelo Governo municipal.
No lançamento, o ex vice-prefeito na gestão Laércio Ribeiro, Gentil Bicalho, enfatizou a importância da reativação do Orçamento Participativo em João Monlevade como instrumento fundamental para o fortalecimento da cidadania. Para discutir, priorizar e decidir sobre as necessidades de cada bairro. “Por muitos anos, foi colocada uma mordaça em vocês. Agora, vocês têm vez e voz”, disse.
O integrante da equipe de coordenação do OP em Betim e ex-secretário de Planejamento e Fazenda na gestão do prefeito Leonardo Diniz, João Batista Santiago, participou do evento. Ele explicou sobre a necessidade de cada pessoa perceber que mora na cidade, que é eminentemente um espaço de convivência. “A cidade é o território onde construímos nossa identidade e também nossa vida. O Orçamento Participativo é um poderoso instrumento para consolidar uma sociedade mais justa e solidária”. Ele ressaltou que a participação das lideranças comunitárias proporciona uma visão mais integrada das necessidades de cada região, de forma a otimizar sua atuação no OP. João Batista também foi coordenador do Orçamento Participativo em Monlevade na gestão de Leonardo Diniz.
A próxima etapa do OP será realizada no dia 26, às 19 horas, no galpão do Movimento dos Sem Casa (MSC).

Nenhum comentário: