24 de maio de 2010

Vale e MIT assinam convênio de cooperação

Objetivo da parceria é contribuir para pesquisas do Instituto Tecnológico Vale em busca de inovação e desenvolvimento sustentável


A Vale e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), através da Sloan School of Management (MIT Sloan) assinam nesta segunda-feira, 10 de maio, convênio com o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos programas educacionais e das pesquisas conduzidas pelo ITV em termos de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. O MIT é um prestigiado centro norte-americano de excelência em pesquisa e tecnologia, de onde saíram, desde sua fundação, em 1865, 73 ganhadores do Prêmio Nobel. A cerimônia acontece às 12h, na sede da empresa, e terá a presença do vice-reitor da MIT Sloan, Richard Locke, e do diretor do ITV, Luiz Mello.

"A estratégia do MIT no desenvolvimento de parcerias internacionais é a de focar em mercados emergentes e dinâmicos. Este acordo permite a nossos estudantes oportunidades acadêmicas e de pesquisa muito significativas", afirmou Locke. Para a Vale, esta parceria favorece os objetivos em comum das duas instituições. "O ITV quer se tornar um importante centro de pesquisa e treinamento em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. Como estes também são prioridades da MIT Sloan, tenho certeza que esta colaboração irá aprimorar as atividades de pesquisa e treinamento de ambos", afirma Luiz.

O convênio tem previsão de cinco anos de duração. Neste período, a faculdade americana pretende estreitar laços com as comunidades acadêmica e empresarial brasileiras. Já o ITV quer fortalecer a cooperação acadêmica e a troca de experiências educacionais com os Estados Unidos em favor da qualidade de ensino e da sustentabilidade das empresas brasileiras.

Entre as atividades de colaboração, estão previstas:

- Bolsas de estudo de um semestre no MIT para pesquisadores do ITV;

- Dois seminários anuais no Brasil de professores do MIT sobre temas relacionados ao trabalho do ITV;

- Um seminário anual sobre temas de interesse mútuo de pesquisadores do MIT e do ITV, que podem semear colaborações em pesquisas;

- Intercâmbio com estudantes da MIT Sloan que atuam nos laboratórios de Empreendedorismo Global e de Negócios Sustentáveis para atuar em projetos em parceria com o ITV;

- Facilitação de trocas de informações e experiências entre as redes de escolas parceiras do ITV e da MIT Sloan, que incluem escolas na Rússia, Índia, China e Europa.

Instituto Tecnológico Vale

O ITV é uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e ensino de pós-graduação voltada para a inovação em áreas estratégicas.

Em 2009, a Vale anunciou a construção de três unidades do ITV, uma em Minas Gerais, outra no Pará e a terceira em São Paulo. O recrutamento de pesquisadores deve começar no segundo semestre deste ano. Parcerias com agências de fomento a Ciência e Tecnologia nos âmbitos federal e estadual resultaram em editais conjuntos com o CNPq, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) envolvendo recursos superiores a R$ 130 milhões.

Nenhum comentário: