24 de maio de 2010

Paróquia lança selo comemorativo dos 120 anos de nascimento do Padre João

Na oportunidade foi lançado também o selo comemorativo dos 160 anos da Paróquia



A Paróquia de São Gonçalo do Rio Abaixo fez o lançamento de selos comemorativos em homenagem aos 120 anos de nascimento do Cônego Padre João Marques Guimarães e aos 160 anos da Paróquia. A solenidade foi realizada no Centro Cultural na noite de quinta-feira, 13.

Autoridades municipais, religiosas, representantes dos Correios e a comunidade são-gonçalense participaram da cerimônia que contou com apresentações musicais do Coral Lírico São Gonçalo e do Coral da Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abeviti).

O Prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, fez seu discurso ressaltando as obras que estão sendo realizadas nas áreas histórica e religiosa do município, e saudou as comemorações dos 120 anos do Padre João e dos 160 anos da Paróquia. “O homem só é eterno quando o bem que fez permanece. Padre João realmente marcou a história e a cultura do nosso município, sobretudo na religião e na música. Essa herança musical é vista hoje em várias casas de São Gonçalo. Quero parabenizar também a Paróquia pelos seus 160 anos”, pronunciou o prefeito.

O pároco do município padre Almir Adomiran Duarte agradeceu à Prefeitura pela parceria e falou sobre a data em que estavam sendo lançados os selos comemorativos. “Fazemos o lançamento dos selos hoje, dia de Nossa Senhora de Fátima, a quem o Padre João devotava. Por elegância divina pudemos lançar os selos somente hoje e não no aniversário de nascimento dele, no dia 1° de março, ou no de sua morte, no dia 23 de março”, disse o padre.



Padre João

Padre João era considerado por muitos como "o padre milagreiro". Nasceu em Morro Vermelho, município de Caeté, no dia 1° de março de 1890, e completaria 120 anos nesta data. Ele assumiu a Paróquia de São Gonçalo em 1924, três anos após ser ordenado, permanecendo como pároco por meio século, vindo a falecer no dia 23 de março de 1984.

Todo esse tempo em São Gonçalo marcou definitivamente a história e a cultura do povo da cidade, sobretudo na religião e na música. Foi essa herança musical que permitiu ao padre João a criar o Coral Imaculada Conceição e dar novo talento á Corporação Musical Santa Cecília.

Nenhum comentário: