A Prefeitura de João Monlevade implantará um serviço de assistência odontológica, mais resolutivo, para a população com fornecimento de próteses dentárias. Serão investidos cerca de R$105 mil na compra de equipamentos e capacitação da equipe de saúde bucal, além de outros insumos. A clínica odontológica resolutiva realiza procedimentos básicos e de média-complexidade, com atendimento de várias especialidades: endodontia, periodontia, cirurgia e próteses dentárias.
A previsão é de que o serviço alcance, em 2010, cerca de mil pessoas de baixa renda, entre adultos e idosos. O atendimento será realizado inicialmente no Centro de Referência de Saúde Bucal (Cresb), no bairro José Elói, e no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), no Loanda.
“Hoje, poucos municípios no Brasil têm uma cobertura tão completa como a Prefeitura vai oferecer”, informa a secretária municipal de Saúde, Gisele Domingues. Ela destaca que essa iniciativa vai garantir qualidade de vida às pessoas que voltarão, sem constrangimentos, a sorrir, mastigar alimentos e conviver socialmente.
Reestruturação
A Prefeitura iniciou em 2009 a reestruturação e modernização do serviço de saúde bucal com um projeto que abrange Planejamento, Implantação e Gestão.
Um minucioso estudo de levantamento de dados, análise e dimensionamento de infra-estrutura foi realizado para o setor. Através deste trabalho foi apurada a necessidade de implantação de clínicas odontológicas resolutivas.
Gisele Domingues destacou que um estudo epidemiológico sobre as necessidades de saúde da população, realizado em 2006, mostrou que, durante muitos anos, a população adulta e idosa da cidade sofreu inúmeras mutilações dentárias, acumulando doenças. A secretária informou que o serviço de odontologia, anteriormente ofertado, era restrito à população infantil e com apenas atendimentos de urgência para os adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário