Settran, CDL, Acimon, PM e Polícia Civil elaboram ações para melhorar o trânsito
Representantes do Setor de Trânsito e Transportes (Settran) da Prefeitura de João Monlevade, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acimon), Polícia Militar e Polícia Civil elaboram mudanças para organizar a carga e descarga de mercadorias no centro comercial da cidade. O assunto foi amplamente discutido na última sexta-feira, 15, na sede administrativa.
O principal objetivo é garantir fluidez de veículos nas avenidas Wilson Alvarenga e na Getúlio Vargas, possibilitando que os pedestres e clientes tenham mais condições de andar nas vias públicas e fazer compras. A iniciativa integra a 2ª etapa do Projeto Linha Azul. A primeira, em andamento, contempla melhorias em asfalto, inversão de direção e sinalizações. Esses mesmos benefícios poderão ser realizados em outros momentos, conforme a necessidade e disponibilidade de recursos financeiros.
O Settran buscou exemplos do processo de regulamentação do tráfego de caminhões em centros comerciais de cidades como Belo Horizonte, Caratinga, Rio de Janeiro, São Paulo e Juiz de Fora. “Convidamos as entidades para ouvi-las, porque trabalharemos para melhorar o trânsito, causando o mínimo de transtornos possível”, esclareceu o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Gonzaga Dias Pena.
O chefe do Settran, José Jaime Figueiredo, explicou que a carga e descarga deverão ocorrer entre 19 horas e 8 horas para veículos acima de 6,5 metros de comprimento. Os comerciantes que tiverem urgência de carga e descarga poderão utilizar áreas fora do centro comercial de Carneirinhos, transferindo a mercadoria para veículos menores.
A Administração Municipal também estuda um ponto de apoio, denominado “Porto Seco”, para facilitar esse processo. “O que não podemos ter são os caminhões e carretas fechando o trânsito em horário de pico, dificultando a vida de centenas de pessoas. Estamos regularizando essa situação para atender a comunidade e os comerciantes”, declarou José Jaime.
Presenças
Estiveram presentes na reunião: o vice-presidente da CDL, Francisco Melo; o delegado de trânsito, Aluísio Heleno Miranda; o capitão da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar, Fábio Barcelos de Barros; o tenente Luiz Antônio; o chefe do Settran, José Jaime Figueiredo; o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Gonzaga Dias Pena; o secretário adjunto de Obras, Rogério Valeriano; o advogado da Procuradoria Jurídica Municipal, Alcemar da Cosa e Silva e o diretor da Acimon, André Procópio.
Parceiros falam da proposta de regulamentação
O capitão Fábio Barcelos de Barros, da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar, avaliou de forma positiva a proposta de organização do trânsito. “É excelente porque vai refletir na qualidade de vida da população. Quando temos um trânsito organizado, deixamos de ter violência, irritação e crimes, gerando paz social que é o objetivo da PM”, opinou o policial.
Para o delegado de trânsito, Aluísio Heleno Miranda, a medida é necessária. “Temos que ter limites de horários para veículos pesados para melhorar a qualidade de vida e garantir segurança aos pedestres”, disse o delegado.
O vice-presidente da CDL, Francisco Melo, também concorda com a regulamentação. “Estava passando da hora, pois era impraticável a carga e descarga em horários de pico”, comentou Melo ao destacar a importância de a Prefeitura ouvir as entidades. “Discutir o assunto com antecedência, favorece o diálogo e o entendimento com o comerciante, que vai perceber as melhorias no fluxo dos veículos, facilitando a vida dos clientes”, falou Francisco Melo.
Reunião
Nos próximos dias, as entidades parceiras serão convidadas novamente para discutir detalhadamente o decreto que vai normatizar a carga e descarga de mercadorias em João Monlevade. Já está definido que haverá ampla divulgação para que a comunidade tenha conhecimento das novas regras e dos prazos para se adequar a essas melhorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário