5 de agosto de 2012

Diogo Nogueira abre 8º Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo


Nesta sexta-feira, dia 27 de julho, terá início a 8ª edição do tradicional Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo. A programação começa no Centro Cultural, às 19 horas, com apresentação da Corporação Musical Santa Cecília e abertura da exposição etnográfica “Mãos Encantadas”. Em seguida as Meninas Cantoras de São Gonçalo se apresentam no anfiteatro.

A partir das 22 horas, terá início o show de abertura com o cantor e compositor Diogo Nogueira, na Praça Central. Ele fará show da turnê “Sou Eu”, onde traz novidades no repertório e interpreta os sucessos de sua carreira.

No sábado, 28, às 20 horas, no Centro Cultural haverá apresentação da comédia Filódáemprego.com, com a atriz Gorete Milagres e em seguida, na Praça Central, show com o grupo Art Manha das Gerais.

No domingo, 29, às 20h30, será a vez do Pato Fu apresentar o álbum Música de Brinquedo, com a participação do grupo Giramundo.

Todas as atrações têm entrada gratuita. O 8º Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo já é tradição e se tornou um encontro de cultura, entretenimento e diversão.
Confira a programação completa: www.saogoncalo.mg.gov.br/festivaldeinverno

Resumo das atrações:
Meninas Cantoras de São Gonçalo

Em 2010 foi iniciado um projeto para incentivar o canto infantil em São Gonçalo do Rio Abaixo. Foi formado, então, o coral Meninas Cantoras de São Gonçalo que é composto por 27 integrantes de 7 a 14 anos e coordenado por Piedade Souza Rodrigues. Com talento e musicalidade, o grupo já fez diversas apresentações e tornou-se motivo de orgulho para toda a cidade.

Corporação Musical Santa Cecília
A corporação musical foi criada por músicos da família Gonçalves, que se apresentavam à sociedade local. Em 1908, reunidos a outros músicos passaram a ser regidos por José Pio Rodrigues, que deu conformação de banda ao grupo. Com a morte do regente, em 1929, a corporação passou a ser incentivada pelo cônego João José Marques Guimarães, mais conhecido como padre João. Em 1969, criou-se o estatuto da Corporação Musical Santa Cecília, sendo escolhido para presidente o padre João, que permaneceu no cargo até 1978. A corporação se apresenta em encontros de bandas, festas religiosas, comemorações da cidade, entre outros e tocam desde os mais belos, antigos e tradicionais Dobrados até das mais belas musicas populares brasileiras e internacionais.



Exposição Mãos Encantadas
O objetivo desta exposição é recuperar alguns dos ofícios tradicionais de São Gonçalo do Rio Abaixo e que foram muito praticados e atualmente vem sendo substituídos, pouco a pouco, pelos processos de industrialização e produção em massa.
Foram quinze (15) ofícios contemplados, entre eles o alambiqueiro, balaieiro, boticário, costureira, farinheiro, fabricantes de forros e balaios de taquara, luthier, ordenhador, queijeiro, rapadureiro, seleiro, tanoeiro e fabricante de terços.

Diogo Nogueira
O cantor e compositor Diogo Nogueira incorporou ao repertório do show algumas músicas que ganharam um tempero de salsa. “Madalena” (Ivan Lins), “Que maravilha” (Toquinho/Jorge Ben Jor), “Tanta saudade” (Chico Buarque/Djavan), foram apresentadas em Cuba e agora fazem parte do novo show, que também conta com a contagiante “El cuarto de tula” (do CD Buena Vista Social Club).
Diogo Nogueira também vai apresentar músicas próprias, como “Razão para sonhar” (Diogo Nogueira/ Ignacio Rios/ Rafael Richaid), além de releituras, clássicos do samba e os maiores sucessos de sua carreira, além de um pot-pourri que traz inesquecíveis sambas-enredo.
O sambista vive uma fase especial na sua carreira. O álbum “Sou Eu” foi indicado ao Grammy Latino 2011, na categoria “Melhor Álbum de Samba / Pagode”. Lançado em novembro de 2010, o DVD se encontra na lista dos mais vendidos em todo o Brasil - o projeto já vendeu, até o momento, mais de 75 mil CDs (CD de Ouro) e 100 mil cópias do DVD (DVD de Platina Duplo).
Diogo Nogueira sobe ao palco acompanhado dos músicos Cacau Castro (surdo), Henrique Garcia (cavaco), Wallace Peres (violão), Carlinhos de Castro (pandeiro), Daniel Felix (percussão), João Faria (baixo), Chico Faria ( Guitarra e coro), Everton Brandão (clarinete, sax e flauta), Sandro Araujo (bateria) e Ari Bispo (coro).


“FILÓdáEMPREGO.COM”
A atriz mostrará as transformações que Filó passou nos últimos anos. Esperta como ela só, nesses tempos de mudança, onde está mais fácil arrumar marido do que uma empregada, ela abre as portas da sua agência “Filódáemprego.com”, oferecendo dicas a empregadas e patrões.
O texto é da própria Gorete Milagres, que sentiu a necessidade de fazer sua personagem evoluir de acordo com as tendências culturais, sociais e econômicas do país. A Filomena começou como diarista, passando a mensalista, arrumadeira, copeira, até virar governanta. E essa evolução é narrada com muito humor no espetáculo.





Art Manha das Gerais



O Grupo Art Manha das Gerais está na estrada desde 1996 quando os irmãos Adão Sabaru, Wilson Tupete e Tião Promessa se reuniram e decidiram gravar um CD independente. A partir daí, foram até os arquivos do compositor Tião Promessa e escolheram algumas músicas e em uma delas faltava uma frase. Foi aí que acrescentaram “Art Manha das Gerais” surgindo assim o nome da banda. Após um período em projetos diferentes, os integrantes do Art Manha das Gerais retornam aos palcos com o melhor do forró, encantando o público que os prestigia.







Pato Fu – Música de Brinquedo

O álbum Música de Brinquedo, do Pato Fu, foi vencedor do Grammy 2011 de melhor álbum de música latina para crianças. O grupo existe desde 1992 e é formado por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo. O Música de Brinquedo foi gravado usando somente instrumentos de brinquedo e miniaturas.
A apresentação contará com participação especial do Teatro Móvel Giramundo, que é um projeto itinerante realizado em parceria com a Vale, criado para levar as produções do grupo a diversos locais com apresentações gratuitas e abertas a todos os tipos de público.



















Nenhum comentário: