5 de agosto de 2012

Quadrilátero Ferrífero terá reforço de 116 brigadistas para combater queimadas



A Vale vai disponibilizar recursos para a contratação de 116 brigadistas que vão atuar na prevenção e combate a focos de incêndio em 20 municípios do Quadrilátero Ferrífero durante os períodos de seca. A empresa vai repassar R$ 3,4 milhões para o Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra) para a assinatura de convênio com o Governo de Minas e a Terra Brasilis, Organização Não-Governamental especializada em combate a incêndios florestais.



Os 116 profissionais serão divididos em cinco bases, instaladas pela Vale em Itabira, Barão de Cocais, Nova Lima, Mariana e Caeté. A cobertura de atuação, no entanto se estenderá a cerca de 20 municípios da região.



A contratação dos brigadistas permitirá um combate a eventuais focos de incêndios mais efetivo seja em unidades de conservação do Estado, nas áreas preservadas pelos municípios da região ou nas reservas naturais da empresa. O contingente mobilizado permitirá distribuir brigadistas para diferentes focos de incêndios, mesmo que simultâneos.



Este é o quarto ano em que a Vale contribui com a contratação de brigadistas. Desde 2009, foram investidos R$ 10,3 milhões. A empresa também manterá suas habituais ações na prevenção e combate a incêndios em Minas Gerais.



A preocupação com a conservação de áreas verdes é parte da política de responsabilidade socioambiental da Vale. Somente em Minas, a empresa preserva uma área quase do tamanho da capital Belo Horizonte. São cerca de 30 mil hectares de áreas protegidas, com alta qualidade ambiental.



Campanhas

A Vale também quer envolver as comunidades na prevenção a queimadas. Por meio de campanhas e distribuição de panfletos em aproximadamente 20 cidades que tem unidades de mineração e ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a empresa busca O conscientizar a população sobre o risco dos incêndios e como agir preventivamente.



Com cuidados simples, como a correta destinação do lixo e de guimbas de cigarro e a criação de aceiros nos terrenos, pode-se evitar a ocorrência de incêndios, comuns nesta época do ano em razão do tempo mais seco.







Nenhum comentário: