10 de dezembro de 2010

Comitê Popular de Combate a Dengue cadastra 25 agentes no Novo Cruzeiro









Os moradores do bairro Novo Cruzeiro e região receberam ontem, 9, a primeira reunião de apresentação do Comitê Popular de Combate a Dengue. O evento aconteceu na Casa do Bem Viver. Foi distribuído aos delegados do Orçamento Participativo, conselheiros municipais e lideranças comunitárias, material informativo e preventivo sobre o combate ao mosquito Aedes aegypit, além de formulários para notificação de ocorrências detectadas pelos cidadãos.
A idéia de criação do Comitê ocorreu após lideranças do Orçamento Participativo demonstrarem disposição para atuar na prevenção contra a doença. Cada cidadão recebeu um kit com planilha de pontos críticos de sua região, mapeamento sobre locais com registro de mais casos de dengue, entre outros dados.
O aposentado João Pereira Nonato, 56, avaliou a reunião como positiva. “Foi boa a reunião porque ficou mais fácil termos contato com a Visa para informar os focos de dengue em nosso bairro”, disse ele.
A Prefeitura organiza ainda o mutirão contra a dengue que ocorrerá em cada regional, sempre aos sábados, quando os membros do comitê atuarão na orientação aos moradores. É neste momento que a Prefeitura recolherá entulho e materiais que possam servir como locais de reprodução do Aedes.
O comitê ainda prevê a distribuição de prêmios aos participantes e ações educativas nas escolas do município. Na regional do Novo Cruzeiro foram cadastradas 25 pessoas da comunidade que, além do material de orientação e formulários de notificação receberam crachás de identificação fornecidos pela Prefeitura.

Outras reuniões

Outras reuniões serão realizadas para ampliar a mobilização nas cinco regionais da cidade. Hoje, 10, na creche do bairro Boa Vista; segunda-feira, 13, no Centro Comunitário do Loanda; terça-feira, 14, na Associação dos Aposentados e quarta-feira, 15 de dezembro, no auditório da Prefeitura. Todos os encontros serão às 19h.
Além das reuniões de mobilização, a Prefeitura tem aproveitado outras oportunidades para orientar sobre as formas de combate ao mosquito. Hoje, por exemplo, foram realizadas palestras de informação durante a distribuição de cestas básicas à população em vários pontos da cidade.

Denúncias podem ser feitas através da Visa

A população pode ajudar a Prefeitura a combater os focos do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, que podem estar principalmente em casas fechadas e terrenos abandonados. De acordo com dados estatísticos das ocorrências registradas, mais de 80% dos locais em que as larvas do Aedes foram encontradas estão dentro das residências.
Em caso de suspeitas, a população pode ligar para a Vigilância em Saúde (Visa) através do número 156 (sem prefixo) ou 3852 3021. Além disso, as pessoas poderão encaminhar denúncias ou sugestões através do e-mail visa@pmjm.mg.gov.br.
Em caso de terrenos baldios, a denúncia deve ser feita ao setor de fiscalização da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos para verificar a situação do local e notificar o proprietário, que terá um prazo de 15 dias para regularização. O telefone é 3852-8100.

Nenhum comentário: