17 de dezembro de 2010

Comitê Popular de Combate à Dengue cadastra 130 voluntários

João Monlevade está em alerta contra a dengue. Para combater focos do mosquito Aedes aegypit, a Prefeitura de João Monlevade criou o Comitê Popular de Combate à Dengue. Desde a última quinta-feira, 9, a mobilização realizada envolveu delegados do Orçamento Participativo (OP), conselheiros municipais e lideranças comunitárias. Em reuniões nas regionais da cidade eles receberam material informativo sobre o combate aos focos do mosquito, além de formulários para notificação de ocorrências detectadas pelos cidadãos. O projeto de mobilização envolve toda a comunidade no combate aos focos do mosquito transmissor da doença. Ao todo, 130 pessoas participaram dos encontros.

De acordo com a coordenadora epidemiológica da Visa, Suélen Cota, o próximo encontro do Comitê será em janeiro, quando os membros serão capacitados tecnicamente para que tenham maior segurança na identificação dos pontos críticos e abordagem com a comunidade.

Ainda segundo a coordenadora, os integrantes do comitê atuarão preventivamente em seus bairros e terão autonomia para informar a Visa sobre os focos e os pontos críticos encontrados, disseminar políticas e ações preventivas, atuando como multiplicadores.



Números

De setembro a dezembro, foram registradas 6 notificações de dengue na cidade. Uma foi descartada pelo laboratório e as outras cinco estão em análise.

Nenhum comentário: