15 de dezembro de 2010

Prefeitura prepara professores para aulas de cooperativismo nas escolas municipais

Projeto idealizado pelo prefeito Gustavo Prandini será
levado a quatro instituições em 2011

Educadores da rede municipal de ensino e representantes de cooperativas da cidade participaram de reunião para apresentação do projeto “Educação Cooperativista”. O encontro foi realizado nessa segunda-feira, 13, nas dependências do Sesi, bairro José Alencar e também contou com a presença do prefeito Gustavo Prandini, idealizador do projeto, e do secretário municipal de Educação, Fabrício Nereu Brandão.
Segundo o prefeito, a proposta é desenvolver o projeto no próximo ano com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Monteiro Lobato, Promorar, Cônego Higino e Germim Loureiro (Vale do Sol). “O projeto resume-se em educar para cooperar, cooperar para crescer e crescer para ser”, define.
O objetivo do projeto é ser um instrumento capaz de gerar um conjunto de práticas educativas e cooperativistas na escola, na família, na comunidade e na cidade. Além disso, ele pretende promover e desenvolver atividades no sentido de visualizar os estudantes não só como sujeitos escolares, mas como pessoas mais sábias e bem sucedidas.
O conteúdo será organizado nas áreas já existentes na matriz curricular de forma contextualizada. Este processo irá ocorrer de forma gradativa com o apoio institucional das cooperativas de Monlevade, parceiros locais e Secretaria Municipal de Educação.
A proposta de levar o cooperativismo para as salas de aula foi apresentada pelo prefeito Gustavo Prandini em meados do ano, quando o chefe do Executivo se reuniu com o presidente da Credibelgo, José Geraldo de Souza, e com o diretor administrativo, Reginaldo Braz, para discutirem a viabilidade do projeto.

Nenhum comentário: