24 de dezembro de 2010

Dae firma parceria com a Uemg para combater perdas no sistema

Foto: Sérgio Henrique - Acom/PMJM

O Departamento de Águas e Esgotos (DAE) está firmando parceria com o Campus Monlevade da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) para reduzir e controlar as perdas de água na distribuição. O problema é antigo e uma solução vem sendo estudada desde o início do Governo pela equipe da autarquia. O acordo para elaboração de parceria técnica entre as instituições foi firmado durante reunião nessa quarta-feira, 22, entre o prefeito Gustavo Prandini (PV), o diretor da Uemg, José Arnaldo da Matta Machado, e o diretor do DAE, Geraldo Amaral.

O encontro teve como objetivo apresentar à Administração Municipal um estudo feito pela Universidade, orientado pelo professor Vandeir Rodrigues Ferreira com participação dos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Minas e Engenharia Ambiental, que também participaram da reunião. O diretor adjunto do DAE, Antônio Batista Contrapino Miranda e a vice-diretora da Uemg, em Monlevade, Ana Carolina Simões, também acompanharam a apresentação.

O levantamento de dados in loco na Estação de Tratamento de Água (ETA) e junto a administração do DAE originou a proposta de criação do Programa de Combate, Redução e Controle de Perdas de Água.



Estudo

O professor Vandeir Rodrigues, que é ex-funcionário da Copasa, informou que no Brasil o percentual médio de perda é 41%, o que significa prejuízo de R$4 bilhões por ano para as empresas gestoras de sistemas de distribuição.

O educador comparou que Portugal, com 20%, Suécia, com 19%, Itália, com 15%, Espanha, com 12% e Japão, com 4,7% são os índices de perda mais baixos no mundo. Em Belo Horizonte , segundo Vandeir, as perdas somam 20%. No sistema do DAE, em Monlevade, o percentual é de aproximadamente 35%. “O percentual não me assustou, mas temos toda a chance de melhorá-lo”, destacou Vandeir.

O professor exemplificou que a perda de água pode ocorrer tanto no sistema de captação e tratamento quanto no abastecimento, ou ainda em situações de fraude ou problemas nos hidrômetros.



Solução

Vandeir Rodrigues destacou que uma das primeiras medidas para colocar em prática o Programa de Combate, Redução e Controle de Perdas de Água é motivar os funcionários do DAE.

Devem ser implantadas equipes de pitometria e de macromedição para verificar, controlar e medir a pressão e vazão da água tratada que abastece os bairros.

Outras ações a serem desenvolvidas são o recadastramento de todos os consumidores, elaboração de um plano de manutenção preventiva de hidrômetro, implantação de uma equipe de pesquisa de vazamentos e treinamento para os leituristas combaterem possíveis fraudes. Além de intensificar a automatização dos reservatórios de água. Todas as etapas serão realizadas com suporte técnico da Uemg.



Início dos trabalhos

O prefeito Gustavo Prandini agradeceu a Uemg pelo projeto e determinou que sejam iniciados, a partir de janeiro, os trabalhos para a implantação do programa. “Podem ter certeza que iremos dar prosseguimento a este projeto”, reforçou o chefe do Executivo. E o diretor da Uemg, José Arnaldo, confirmou: “a parceria está firmada”.

Prandini ainda destacou que a partir de janeiro o DAE começa a elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico, com diretrizes para as próximas décadas, e destacou as ações com resultados alcançados na recuperação da autarquia. Entre os exemplos, o prefeito citou a eliminação do déficit mensal de até R$70 mil, o que permitiu agora alcançar o equilíbrio financeiro.

Além da manutenção do equilíbrio financeiro, a direção do DAE tem realizado melhorias em sua infraestrutura, como a compra de equipamentos para a Casa de Química, na ETA, substituição de produtos químicos de sólido para líquido, alcançando maior precisão na pesagem, e estudo para redução de gastos com a energia elétrica. Além disso, nestes dois anos, o DAE tem aplicado o produto ortopolifosfato para reduzir a ferrugem nas tubulações, possibilitando o desentupimento da rede e eliminando a cor alaranjada da água.

O professor Vandeir Rodrigues elogiou o Departamento de Águas e Esgotos. “É comum que as empresas escondam as informações. Mas uma coisa que me encantou no DAE foi a transparência”, disse.




Legenda:


Professor da Uemg, Vandeir Rodrigues Ferreira, apresenta ao prefeito Gustavo Prandini e à direção do DAE proposta de combate e controle de perdas de água




Jornal destaca 40 anos do DAE

Na manhã desta quinta-feira, 23, o prefeito Gustavo Prandini participou de um café da manhã na sede do DAE. O encontro realizado mensalmente para festejar os aniversariantes do mês, desta vez teve bolo e parabéns para comemorar os 40 anos da própria autarquia.

Foi exibido um vídeo demonstrando a recuperação do Departamento e os investimentos realizados na melhoria da qualidade do serviço e da estrutura para atuação dos profissionais. O prefeito apresentou também o jornal que retrata os avanços obtidos e será distribuído em todas as residências monlevadenses durante o mês de janeiro.

“O momento é de festa e agradecimento a todos vocês, servidores, que juntos conosco estão mais uma vez fazendo história no DAE. Certamente deixaremos nossa marca, como ocorreu no início de tudo com o tratamento de água. Hoje, marcaremos nossa passagem com a recuperação do DAE e os investimentos em tratamento do esgoto de nossa cidade. Muito obrigado por tudo”, disse Prandini.

Nenhum comentário: