2 de dezembro de 2010

Oportunidade: mercado de trabalho recebe 175 novos profissionais qualificados

Foto: Sérgio Henrique Braga – Acom/PMJM
Na noite dessa terça-feira, 30, no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, a Prefeitura de João Monlevade e a ArcelorMittal em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realizaram a formatura de 175 profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Eles receberam certificados como pedreiros, armadores, eletricistas, carpinteiros, mecânicos, soldadores e maçariqueiros. Formaram-se também alunos do Curso de Competências Básicas para o Trabalho, voltado, neste caso, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Participaram do evento, o prefeito Gustavo Prandini, o diretor regional da Sedese Mauro Nunes, o vice presidente da Câmara, Carlos Roberto Lopes, Pastor Carlinhos; o representante da ArcelorMittal, Sebastião Gomes Sirqueira; a secretária de Trabalho Social, Cláudia Paiva; a coordenadora do CAT/Sine, Sirley Figueiredo e o secretário de Educação, Fabrício Brandão.
Os cursos foram disponibilizados pela Sedese por meio do projeto Usina do Trabalho. A organização ficou a cargo do CAT/Sine, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Trabalho Social. De acordo Sirley Figueiredo, a proposta é de que sejam criados novos cursos para atender a primeira etapa da expansão da Usina de Monlevade.
O representante da ArcelorMittal, Sebastião Fernando Gomes Siqueira, diz que é uma satisfação da empresa ser parceira no projeto que pode qualificar novos trabalhadores para o mercado. “Estes cursos só contribuem com as oportunidades que já existem”, diz lembrando sobre as vagas que serão oferecidas durante a duplicação da Usina de Monlevade.
Inclusive, a principal motivação dos cursos de qualificação é justamente a parceria com a empresa que é parceira para priorizar a absorção da mão-de-obra local. Foi a partir deste compromisso proposto pelo prefeito Gustavo Prandini em reunião com o gerente gerente-geral da siderúrgica, Wagner Barbosa, que surgiu o projeto junto com a Usina do Trabalho.
Para o diretor regional da Sedese, Mauro Nunes, o país caminha a passos largos para o desenvolvimento e Minas Gerais vem acompanhando essa tendência com boas oportunidades no mercado de trabalho. Ele ressalta que é preciso qualificar as pessoas para ocuparem essas vagas. “As oportunidades existem e as pessoas devem buscar a qualificação”, acrescentou.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Pastor Carlinhos, ressaltou a iniciativa positiva da Prefeitura, professores e parceiros que estiveram a frente do projeto. “Este é o primeiro passo de uma longa caminhada que certamente trará bons resultados para a cidade”, disse.
O prefeito Gustavo Prandini comentou que a entrega dos certificados é um momento muito especial e de orgulho para o Governo. “Este diploma é fruto do trabalho e empenho de cada empresa e parceiros que estiveram juntos neste projeto e temos muito a construir pela frente”, ressalta o prefeito que destacou a participação das mulheres nos cursos como algo positivo no que diz respeito a igualdade de oportunidades. Prandini lembrou dos conselhos de seu pai e aproveitou a oportunidade para repassar aos formandos. “Meu pai sempre falava que conhecimento é algo que ninguém nos tira. Patrimônio esvai-se, mas educação e conhecimento não”, destacou.

Alunos
“A presença feminina nos cursos é grande. Elas demonstram muita disposição para trabalhar”, é o que explica o instrutor do curso de carpintaria Geraldo da Conceição Lisboa, 46. É como carpinteira que Márcia Brito dos Santos, 40, pretende trabalhar no próximo ano. “Eu queria fazer o curso de pedreiro, mas como as vagas já haviam sido preenchidas optei pela carpintaria e não me arrependi. Quero crescer na profissão”, diz.
A dona de casa Nirley Gonçalves, 46, fez o curso de armador e deseja ser inserida no mercado de trabalho. “A minha intenção é ter uma oportunidade. Gostei das aulas, fiz o meu melhor”, garante.
Divino de Paula da Cruz, 57, e João de Souza, 50, participaram do curso de carpinteiro e já trabalham na área. Eles revelam que são autodidatas, mas que o curso proporcionou uma visão melhor. “Gostei muito e aprendi com os meus colegas”, comenta Divino de Paula.

Apoio
Os representantes das empresas e entidades que serviram como laboratório de aprendizagem receberam certificados em forma de reconhecimento entregues pelo prefeito. Os apoiadores são Comissão Municipal de Emprego, Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Contepe Ltda, Sartori Serviços, Secretária Municipal de Obras, Edificar Empreendimentos e Construções, Construtora Ferreira Júnior, Degraus Engenharia e Construções Ltda, Hospital Margarida, Sesi, CDL, Câmara Municipal e Centro Educacional.

Nenhum comentário: