13 de maio de 2011

ArcelorMittal assina termo de compromisso de doação de área do Distrito Industrial para Prefeitura

Ato possibilitará instalação de novas empresas e estruturação do local

Na manhã da última quarta-feira, 11, o prefeito Gustavo Prandini esteve reunido com o CEO de Aços longos da ArcelorMittal para as Américas Central e do Sul, Augusto Espechit no escritório da empresa em Belo Horizonte. O encontro teve como objetivo a assinatura do termo de compromisso de doação da área onde funciona o Distrito Industrial de João Monlevade. O terreno está localizado na localidade de Sítio Largo, divisa da cidade com Rio Piracicaba. Ao todo, a ArcelorMittal doou ao município 40 hectares.

Gustavo Prandini destacou que a titularidade permitirá que a Prefeitura realize melhorias na infraestrutura no local, além de abrir novas concessões do espaço para instalação de outras empresas. O terreno pertence à ArcellorMittal e foi entregue ao município em 1995 quando a empresa ainda se chamava Belgo-Mineira. Porém, com o passar dos anos, a titularidade nunca foi requerida e oficialmente a Prefeitura não é dona do imóvel. A falta de documentação de titularidade impede investimentos na infraestrutura do Distrito Industrial. No local funcionam seis empresas: Fusão Ligas, Madeireira Catas Altas, Móveis Angelya, Engeplan, Comércio e Indústria de Calhas Breguêz e JM Couros.

Segundo a secretária de Planejamento, Érica Rabelo, a Prefeitura tem dialogado com os empresários já instalados e agora poderá viabilizar a atração de novas empresas para o Distrito Industrial. Hoje há 15 pedidos de áreas na Secretaria que poderão ser viabilizadas a partir de agora.

O presidente do Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico (Simme), Lidiney Cota Izaías, o representante da Associação Comercial Industrial de João Monlevade (Acimon), André Henrique Carvalho Procópio e o gerente de Patrimônio da ArcelorMittal, Ricardo Aurélio Rodrigues Ananias também participaram da reunião.

Nenhum comentário: