20 de maio de 2011

Creas realiza passeata contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Com o objetivo de conscientizar a população para que denuncie o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou na tarde da última quarta-feira, 18, passeata no centro da cidade com distribuição de panfletos educativos. Durante a passeata, o prefeito Gustavo Prandini, juntamente com conselheiros tutelares, equipe do Creas e voluntários entregaram panfletos aos pedestres no centro da cidade.

A caminhada partiu da praça do Povo em direção à Câmara de Vereadores, onde a secretária de Trabalho Social, Cláudia Paiva, e a coordenadora do Creas, Lara Cristina Nunes, relataram sobre as diversas ações da Prefeitura em prol da criança e do adolescente em João Monlevade.

Na última segunda-feira, 16, as atividades se concentraram às margens da BR-381 junto com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a entrega de panfletos aos motoristas.

A panfletagem integra as atividades da campanha do Dia Nacional de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste sábado, 21, a partir das 8h na praça do Povo, haverá apresentações artísticas e distribuição de material educativo.

Creas

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social é uma unidade de serviço de proteção social especial para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. Em Monlevade, o Creas está localizado à rua Maria Beatriz, 75, Carneirinhos (rua da Drogaria Pacheco). Através do Creas, as famílias podem buscar apoio psicossocial, jurídico além de oficinas de artesanato.

Denúncias

Para denunciar abusos contra crianças e adolescentes, a pessoa pode ligar para o Conselho Tutelar (3851-3032), Creas (3852-7301), Polícia Militar (190) ou Polícia Rodoviária Federal - PRF (100)

Ações

A Prefeitura de João Monlevade realiza através de parceria com o Governo Federal e demais secretarias diversas ações em prol da criança e do adolescente. No esporte, a Secretaria de Esporte e Lazer desenvolve o Programa Bola Cheia em que crianças e adolescentes de 7 a17 anos recebem aulas de futebol. Além disso, a Secretaria de Trabalho Social desenvolve diversas atividades na Casa do Bem Viver por meio de iniciativas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), como oficinas de manicure, culinária, artesanato. Outro programa é o Projovem Adolescente voltado para adolescentes entre 15 e 18 anos, que tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Nenhum comentário: