11 de maio de 2011

ArcelorMittal e Prefeitura de Monlevade realizam seminário para professores

Foto: Sérgio Henrique - Acom/PMJM
A Fundação ArcelorMittal Brasil, a ArcelorMittal Monlevade e a Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade estão engajadas em um novo desafio este ano: promover um maior envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos. O projeto chama-se Mobilização, iniciativa estimulada pelo Ministério da Educação (MEC) e trazida a Monlevade através da parceria entre a empresa e a Prefeitura. Nesta segunda-feira, 9, foi realizado um seminário no Anfiteatro do Centro Educacional para professores da rede pública municipal com o objetivo de orientá-los sobre o início do projeto.

Uma das principais estratégias é a formação de um Comitê Gestor, que será o articulador das ações propostas e executadas pelos próprios municípios através de suas lideranças locais e da comunidade escolar que compõe a rede municipal de ensino. Em Monlevade, além da ArcelorMittal e Secretaria de Educação, fazem parte do Comitê Gestor a Secretaria de Trabalho Social, Conselho Municipal de Educação, a Escola de Pais, Fundação Crê-ser, Cáritas Diocesana e a consultoria Parangolê Arte Mobilização.

O indicador de sucesso desta proposta será o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que avalia a qualidade da educação, considerando indicadores de fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão escolar) e médias de desempenho nas avaliações nacionais.


Em Monlevade, o processo inicial de implantação do projeto Mobilização está a cargo da Parangolé Arte Mobilização, empresa que desenvolve trabalhos de pesquisa, consultoria e criação artística. Maria Júlia Andrade Vale, uma das consultoras do Parangolé, ressalta que João Monlevade é um município com bom desempenho educacional. “Percebemos que a implantação do projeto na cidade tem tudo para dar certo, visto que o Ideb municipal relativo às séries iniciais do ensino fundamental está acima da média estipulada pelo MEC. Este é um dos fatores que incentiva a comunidade escolar local a continuar o investimento em melhoria do ensino ofertado”, declara.

Durante a abertura do seminário para professores, o secretário municipal de Educação, Fabrício Nereu Brandão, disse que o projeto Mobilização será uma ferramenta importante para a melhoria do ensino. “Sabemos dos bons resultados que nosso município possui na área da Educação, mas podemos fazer com que a melhoria no ensino seja contínua. Por isso a importância do projeto”, destacou.

As próximas etapas do projeto Mobilização serão assembléias nos meses de maio e junho nas escolas participantes.

Nenhum comentário: