31 de maio de 2011

Consea realiza 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

A Prefeitura de João Monlevade, através do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e Secretaria de Trabalho Social, realizou nessa sexta-feira, 27, a I Conferência de Segurança Alimentar. O encontro foi realizado no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade e contou com a participação de 60 pessoas como agricultores, nutricionistas, merendeiras das escolas da cidade, conselheiros, dentre outras.

O evento teve como objetivo discutir ações de Segurança Alimentar e Nutricional no município e o papel das políticas públicas com seus avanços e desafios. A realização da Conferência Municipal é uma preparação para as conferências regionais e estaduais.



Cozinha Comunitária

Pensando em políticas públicas na área de Segurança alimentar, estão sendo investidos aproximadamente R$350 mil na construção e na compra de fogões, congeladores e outros maquinários para a Cozinha Comunitária. O Programa atenderá um público de aproximadamente seis mil pessoas por mês. O programa é desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Além do fornecimento das refeições gratuitas, o objetivo é também promover cursos e orientar sobre a melhor utilização dos alimentos. O público-alvo é formado por pessoas em situação de insegurança alimentar, preferencialmente aquelas indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). As obras estão a todo vapor nas proximidades do Galpão do Movimento dos Sem Casa (MSC).



Agricultura Familiar

Outra ação da Prefeitura de João Monlevade é a compra de produtos da Associação Monlevadense de Produtores de Agricultura Familiar (Ampaf) e Associação dos Apicultores de Monlevade (Aapimon). Essas associações vendem legumes, verduras e mel para a melhoria da merenda que é distribuída nas escolas municipais. Com isso, além de garantir uma alimentação saudável aos estudantes, a Prefeitura colabora com o fortalecimento da economia local, com a geração de renda e o desenvolvimento agrário.

Nenhum comentário: