20 de maio de 2011

Assume participa de Luta Antimanicomial em BH

Quarenta e cinco integrantes da Associação dos Usuários de Saúde Mental (Assume) de João Monlevade participaram nessa quarta-feira, 18, da Luta Antimanicomial em Belo Horizonte. Com o apoio da Prefeitura, a Assume desfilou pela avenida Afonso Pena, junto com outras entidades, como forma de celebração e protesto por uma sociedade sem manicômios.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado ontem, foi criado em 1987 por profissionais, familiares e usuários dos serviços de atendimento às pessoas portadoras de sofrimento mental, inconformados com o fracasso e a desumanidade do “tratamento” então praticado nos manicômios.

Nos hospitais psiquiátricos, os ditos loucos eram isolados da sociedade, onde moravam durante anos. Eram maltratados, desrespeitados, anulados, separados e excluídos do convívio social.

Em Monlevade, a Prefeitura oferece tratamento através do Serviço de Saúde Mental (Sesamo).

Atividades

Nesta quinta-feira, 19, os membros da Assume participaram da oficina de artesanato no Espaço de Convivência, que fica na rua Louis Ensch, 496, no bairro Alvorada. Estiveram presentes o prefeito Gustavo Prandini e a secretária de Saúde, Polliana Prandini.

Amanhã, 20, haverá caminhada da Luta Antimanicomial, às 8h30, com saída das proximidades da Câmara Municipal rumo a praça do Povo.

Nenhum comentário: