7 de maio de 2009

Programa Atitude Ambiental promove curso para Comunidade Escolar

Até o próximo dia 13/05, educadores e lideranças comunitárias de dez municípios parceiros do Programa Atitude Ambiental da Vale participam do Curso para a Comunidade Escolar. O encontro é o principal momento de sustentação teórica e pedagógica dos projetos, iniciados em 2008, e que serão retomados e desenvolvidos pela comunidade escolar ao longo de 2009.

O curso tem como público alvo professores, diretores, pedagogos e lideranças comunitárias que, este ano, construirão os projetos de forma conjunta, reconhecendo a escola como uma “Unidade de Gestão”, instância social capaz de servir de base mediadora e articuladora dos trabalhos.

O Curso para Comunidade Escolar acontecerá em três etapas, de dois dias cada, totalizando 16h. A primeira foi nos últimos dias 5 e 6, no Hotel Caraça, em Catas Altas, junto ao público de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Catas Altas e Morro da Água Quente.

A segunda etapa tem início hoje, dia 7, com término amanhã, dia 8, no Hotel Providência, em Mariana, com Ouro Preto, Antônio Pereira e Mariana.

Por fim, a terceira etapa será nos dias 12 e 13 deste mês, no Centro de Educação Ambiental (CEA) Minas de Itabira, envolvendo educadores e lideranças de Itabira, Santa Maria de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba e Bela Vista de Minas.

Estão previstas as abordagens dos seguintes eixos temáticos: Bacia Hidrográfica como unidade de gestão; Educação Ambiental na linha do tempo: de Tbilisi ao Quadrilátero Ferrífero, sob a responsabilidade social inerente ao processo minerário; e Gestão e Gerenciamento de Projetos II.

O Atitude Ambiental é uma parceira da Vale com as prefeituras, secretarias de Educação e de Meio Ambiente dos municípios onde a empresa Gerais está presente em Minas para o desenvolvimento de ações processuais e contínuas de educação ambiental. São parceiros do Programa os professores e alunos das escolas da rede pública de ensino e as lideranças comunitárias, além, é claro, de todos os empregados – diretos e terceirizados – da empresa.

O Programa tem por objetivo promover a conscientização, a construção de conhecimento e a mobilização de seus parceiros para o fortalecimento de atitudes e valores que alicercem o desenvolvimento sustentado e colaborem para uma relação harmoniosa com a mineração.

No primeiro trimestre, teve início a edição 2009 do programa, quando cerca de 1.300 pessoas participaram de treinamentos e dinâmicas relacionados aos cuidados com o meio ambiente. Paralelamente, foram realizadas reuniões com os representantes das cidades onde o programa é realizado, para fortalecer as parcerias.
Com a edição 2009, a Vale completa dez anos de programas de educação ambiental em Minas Gerais. Este ano, o Atitude Ambiental abrangerá 15 municípios de Minas Gerais: Itabira, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bela Vista de Minas, São Gonçalo do Rio Abaixo, Congonhas, Belo Vale, Brumadinho, Itabirito, Nova Lima e Mário Campos.

Serviço:

7 e 8 de maio: Mariana, Ouro Preto e Antônio Pereira
Local: Hotel Providência, em Mariana

12 e 13 de maio: Itabira, Santa Maria de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba e Bela Vista de Minas
Local: Centro de Educação Ambiental de Itabira (CEA)

Nenhum comentário: