Os Decretos de criação do Parque Estadual de Ouro Branco (Decreto nº 45.180/09) e do Monumento Natural Estadual de Itatiaia (Decreto nº45.179/09) foram finalmente assinados ontem (22/09) pelo Governo do Estado. A solenidade contou com a presença do deputado Padre João que também assinou os documentos como testemunha. O evento fez parte da abertura da Semana Florestal e do 8º Festival do Lixo e Cidadania em Belo Horizonte.
As próximas etapas serão: a nomeação de gerente para as unidades de conservação; a criação de um conselho consultivo envolvendo a participação do poder público e da sociedade civil e a elaboração do plano de manejo.
O Mandato Coletivo e Participativo Deputado Padre João se orgulha de fazer parte desta história. Foram inúmeras as reuniões com os órgãos ambientais do Estado, Prefeituras e Câmaras dos municípios envolvidos, Gerdau-Açominas, proprietária de grande parte da área, e entidades ambientalistas. Duas audiências públicas da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembleia de Minas foram realizadas, uma em Ouro Branco, em dezembro de 2006, quando a comunidade através dos Guardiães da Serra de Ouro Branco entregou um abaixo assinado com cinco mil assinaturas pedindo a criação do parque; e outra, em Ouro Preto, em 11 de julho de 2007, a requerimento do Deputado Padre João. As reuniões serviram como instrumentos legais no processo de criação do Parque.
“A Serra de Ouro Branco é um santuário de vida. Sendo ela parque, estamos mais seguros e tranquilos. Mas precisamos ir além. É preciso criarmos cada vez mais uma consciência ecológica. Disso depende a existência do planeta e nossa própria existência", defende Padre João.
A Serra do Ouro Branco, também conhecida como Serra "do Deus Te Livre" é situada entre os municípios de Ouro Branco, Ouro Preto e Congonhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário