14 de setembro de 2009

Terminada a totalização da eleição de Conceição do Mato Dentro

Foi realizada neste domingo a eleição extemporânea para escolha do novo prefeito e do novo vice de Conceição do Mato Dentro. O candidato Breno José de Araújo Costa Júnior (DEM), da Coligação “Reconstruindo Conceição" (DEM/PR/PC do B), concorreu sub-judice, pois teve seu registro negado pelo TRE. Ele foi considerado inelegível por ser filho do prefeito do município, que continuou no cargo até a última sexta-feira. Por estar com a candidatura sub-judice, os votos dados a ele, seguindo as normas do TSE, foram considerados nulos, até que haja, por parte da Justiça Eleitoral, uma decisão definitiva acerca do indeferimento da candidatura. Se tivesse sua votação computada como válida, a chapa de Breno Costa Júnior e Geraldo Pereira Campos (vice/PR) teria 5.263 votos.

Já a candidata da Coligação "Construção Coletiva" (PP/PDT/PTB/PMDB/PPS/PTC/PV/PSDB), Flávia Mariza Magalhães Saldanha Costa (PMDB) teve 4.223 votos. Seu é vice Francisco Levy Guerra da Silva (PTC).

Os votos brancos foram 176 (1,72 %) e os nulos, contando com os votos de Breno Júnior, 5.816 (56,94%). Do eleitorado apto no município (13.964), compareceram às urnas 10.215 eleitores (abstenção de 26,85%) e a votação ocorreu sem contratempos. A totalização foi encerrada às 19h55min. Não foi necessária a troca de nenhuma das 49 urnas eletrônicas utilizadas na eleição. A proclamação dos eleitos deve aguardar a definição do registro da candidatura de Breno Costa Júnior.

As novas eleições na cidade são conseqüência da cassação (por rejeição de contas públicas), em maio deste ano, pelo TSE, dos registros das candidaturas a prefeito e vice de Breno Araújo Costa (DEM) e Geraldo Campos (PR), eleitos em 2008.

Fonte:http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/noticias/ano_2009/setembro/noticia_0018.html_917596318.html#9

Nenhum comentário: