18 de setembro de 2009

São-gonçalense produz mudas de espécie nativa

Foto:Acom/PMSGRA

Taxista já produziu mais de 5 mil mudas de Piripitiba no quintal de sua casa

Um taxista de São Gonçalo do Rio Abaixo já produziu, voluntariamente no quintal de sua casa, mais de cinco mil mudas de uma espécie nativa da região e que está ameaçada: a Piripitinga. O interesse surgiu quando Manoel Damião Rodrigues, 58, participou de um curso de educação ambiental oferecido pela Vale há alguns anos.

Para tanto, ele inventou uma máquina para facilitar a germinação das sementes. E foi com ela que Manoel Rodrigues participou, concorrendo com outras 150 pessoas, do 4º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural, que reforça a importância da valorização do produtor rural, através de soluções simples, com o objetivo de melhorar a vida no campo e a produtividade.

Para a produção das mudas, ele conta com o apoio do amigo, Pedro Luís de Souza e dos filhos, Maria Cecília, de dez anos, e Fernando, de oito.

Uma das propostas é restabelecer a biodiversidade local. De acordo com ele, o projeto é plantar as mudas nas margens do Rio Santa Bárbara, do Peti à Mantiqueira, recuperando a mata ciliar da região. “A intenção é devolver essa espécie para a margem do rio e, como é uma árvore que produz muitos frutos, vai servir de alimento para peixes e aves, além de evitar que os insetos venham fazer a desova na cidade”, disse Manoel Rodrigues.

Das cinco mil mudas produzidas no quintal de sua casa, no centro de São Gonçalo, ele já doou duas mil para o viveiro de mudas da Prefeitura para a ampliação da produção. Assim que acabar o trabalho com as mudas de Piripitinga, o taxista pretende dar continuidade ao projeto, iniciando a produção de Guabiroba, outra espécie nativa.

Nenhum comentário: