8 de setembro de 2009

Caminhada em Brumal encerra projeto Anda Brasil em Santa Bárbara

Foto: Daniela Almeida - Acom/PMSB

A caminhada por entre matas e trilhas do distrito de Brumal, no último dia 06 de setembro, encerrou o projeto Anda Brasil em Santa Bárbara. Esta foi a quarta edição realizada neste ano, com participação de aproximadamente 80 pessoas.
A concentração dos participantes aconteceu na Praça de Santo Amaro. Após a largada, os caminhantes percorreram por cerca de dez quilômetros num mosaico de cerrado e mata-atlântica dentro do distrito, terminando a caminhada no mesmo local da partida.
O projeto Anda Brasil foi realizado em quatro edições em Santa Bárbara. No total, mais de 300 pessoas participaram das caminhadas. Elas foram realizadas no subdistrito de Cubas (março), no Centro Histórico (junho), no Parque Recanto Verde (agosto) e em Brumal (setembro).
Para o ano que vem já estão programados outros quatro circuitos.
Projeto - O Anda Brasil é um projeto da Federação Internacional de Esportes Populares, sediada na França, e conta com a participação de 39 países, integrando ao todo 16 milhões de caminhantes em todo o mundo.
Essas caminhadas têm como objetivo a promoção do desenvolvimento do turismo rural no país, através da realização de caminhadas organizadas por empreendedores e entidades ligadas ao setor do turístico. Também fortalecem as atividades da agroindústria artesanal, incluindo os agricultores e os artesãos na cadeia produtiva do turismo.
As caminhadas do projeto Anda Brasil não têm como objetivo a competição. Os participantes respeitam o seu limite, caminhando de acordo com seu próprio ritmo, fazem contato com a população rural e podem contemplar a beleza dos locais visitados.
No final do percurso, os participantes recebem a Caderneta Internacional com garantia da participação em 10 circuitos diferentes.
As Caminhadas na Natureza, credenciadas pelo IVV- Federação Internacional dos Esportes Populares, são praticadas em mais de 6000 circuitos por 16 milhões de caminhantes em 39 países do mundo.

Nenhum comentário: