14 de setembro de 2009

Prefeitura define atividades da Semana da Árvore

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Em São Gonçalo do Rio Abaixo, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente irá realizar diversas atividades durante toda a semana.

A abertura das comemorações ocorrerá na segunda-feira, dia 21, às 8 horas com plantio de árvores nativas e distribuição de mudas ornamentais, nativas e frutíferas, no Adro da Igreja Matriz. A atividade se estenderá até as 11 horas e contará com a participação dos alunos da educação infantil da Escola Estadual Manoel Gonçalves e da TV Cemig.

Também neste dia, será montada uma barraquinha que estará recebendo garrafas pet que serão usadas na confecção de enfeites para decoração de natal da cidade. Os alunos da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos farão uma apresentação teatral sobre a data.

Na terça-feira, dia 22, os são-gonçalenses receberão uma unidade da Cenibra Móvel na Quadra Januário Garcia, das 11 às 14 horas. A Unidade consiste em um veículo dotado de infraestrutura para possibilitar a apresentação de vídeos, palestras e shows. Além de divulgar os projetos socioambientais desenvolvidos pela Cenibra e produtos do eucalipto, o Cenibra Móvel contempla a utilização, pelas comunidades, da infraestrutura para a apresentação de peças teatrais e musicais, mostra de filmes educativos e realização de palestras.

No dia 23, haverá apresentação da peça teatral “A floresta dos raios vermelhos” no Centro Cultural com sessões as 9h30 e à 15h30. Os alunos do Centro Educacional de São Gonçalo, da Escola Municipal Recreio, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da educação infantil das comunidades rurais do Cedro e Borges participam da atividade.

No dia 24, os alunos da educação infantil da rede municipal, Policiais Militares de Meio Ambiente e representantes da Santa Bárbara Engenharia realizam um plantio de árvores no Aterro Sanitário das 8 às 11 horas. Para encerrar as atividades, no dia 25, serão recolhidos pássaros e animais silvestres sem registro que devem ser entregues de forma voluntária pela população. Esses animais serão levados para a Estação Ambiental do Peti e os proprietários não serão penalizados. O recolhimento será realizado na Praça da Igreja do Rosário das 8 às 11 horas.

A atividade tem com parceiros a Cemig, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Cenibra e a Polícia Militar Ambiental.

Nenhum comentário: