Foto: Sérgio Henrique-Acom/PMJM
Na última sexta-feira, 18, o prefeito de João Monlevade, Gustavo Prandini, assinou o termo de intenção do Programa Reluz e o convênio Cemig nas Escolas. A solenidade ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a participação do coordenador de relacionamento da Cemig com o poder público Vale do Aço, Romero José de Souza, do coordenador de relacionamento com o poder público da Cemig em João Monlevade, José Firmo do Carmo e representantes de escolas municipais.
O município de João Monlevade é um dos primeiros do interior de Minas Gerais, de acordo com a Cemig, a ser credenciado para o benefício do Programa Reluz, que consiste em um projeto de melhoria da iluminação pública.
O Reluz abrangerá todo o município, com ênfase em áreas urbanas vulneráveis, vias principais e secundárias, vias de acesso e órgãos públicos. Serão alterados 6027 pontos, com substituição de lâmpadas a vapor de mercúrio (ênfase de luminosidade de até 45 %, quando novas) para lâmpadas a vapor de sódio (ênfase de luminosidade de 85%). Além de ter reflexo ambiental com a economia de energia elétrica, a substituição deixará as ruas da cidade mais iluminadas e contribuirá para melhorar a segurança pública.
Já o convênio Cemig nas Escolas é um programa vinculado ao Ministério de Minas e Energia, criado em 1985, operacionalizado pela Eletrobrás. Ele estimula o uso eficiente e racional de energia elétrica, combate o desperdício de energia elétrica, reduz os impactos ambientais e proporciona maiores benefícios à sociedade. O Convênio permitirá a qualificação de 43 servidores públicos da educação e outros setores administrativos. O curso para preparação de gestores de energia elétrica será nos dias 7, 8 e 9 de outubro, no espaço Free Time Turismo, próximo a Belo Horizonte, custeado pela Cemig.
Durante a assinatura dos programas, o coordenador de relacionamento da Cemig com o poder público Vale do Aço, Romero José de Souza, falou que todo o corpo técnico da Cemig foi mobilizado para elaborar um projeto para a melhoria da iluminação pública de João Monlevade. “Trata-se do maior projeto de melhoria de iluminação pública já realizada em João Monlevade. Ao elaborarmos o projeto levamos em consideração as regiões apontadas pela Polícia Militar como de maior incidência de ocorrências. Estes pontos terão a sua iluminação reforçada”, explicou o coordenador.
O prefeito Gustavo Prandini ressaltou que as assinaturas dos programas vão beneficiar a comunidade e auxiliar na redução da criminalidade em João Monlevade, além de promover a educação sobre o uso racional da energia elétrica nas escolas. “Fico honrado em ver a Cemig contribuindo com a melhoria da iluminação pública do nosso município”, falou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário