14 de setembro de 2009

Protesto no trevo de Caeté e Manifesto no DNIT em BH

Ocorreu ontem dia 13 de Setembro , o 7º protesto na BR-381. O protesto ocorreu às 14:00, no trevo de Caeté, e durou 2:00 hs. As pistas foram interditadas apenas parcialmente durante o evento.
Veja foto a seguir do protesto de ontem

Foto: Lucio Mario


Prezados Srs.


Segue o manifesto que será entregue ao Superintendente do DNIT, na segunda feira dia 14, às 9:30hs após manifestação pública que começará na porta da Assembléia e seguirá em passeata até a porta do DNIT na Av. Prudente de Morais, carregando cruzes brancas.

Participam deste Ato autoridades e Cidadãos de todas as Cidades por onde a 381 passa, vítimas da Rodovia e do Anel Rodoviario de BH.

INICÍO: 10H - PRAÇA DA ASSEMBLÉIA.

Manifesto Público

O tema Rodovia BR 381 e Anel Rodoviário de BH chegou no limite. Por ter sido tratado há anos com negligência pelas autoridades de Brasília, agora precisa ser colocado em categoria de SEGURANÇA NACIONAL. Isto por que a Rodovia, incluindo o trecho do Anel Rodoviário de BH, matou mais de 800 pessoas em apenas um ano. Repare que se trata do triplo de vitimas dos últimos acidentes aéreos e mais do que a Gripe Suína.

As vítimas são Mineiros, Gaúchos, Cariocas, Paulistas, Capixabas, Goianos, Nordestinos, Nortistas e Cidadãos de todo o Brasil que transitam pela Rodovia da Morte e pelo Anel Rodoviário de BH. Não por que querem, mas por que precisam...

Com efeito, as causas para os acidentes, fatais ou não, são muitas, mas todos, independentes das motivações, possuem algo em comum: Poderiam ter sido evitados se o Governo Federal não tivesse abandonado as Rodovias Mineiras como fez há anos. O traçado da 381 precisa ser refeito com barreiras físicas entre uma pista e outra. Já o Anel Rodoviário precisa ser duplicado para os lados ou para cima, pois ele não comporta mais o volume e a potencia dos carros atuais.

Enquanto as soluções definitivas não chegam medidas paliativas de emergência precisam ser tomadas para diminuir o número de mortes e para isso deixamos algumas sugestões:

1. Instalação de cones de plástico nas retas que antecedem as principais curvas, exigindo desaceleração em trechos com alto índice de acidentes na 381;

2. Programa de recapiamento do piso asfaltico permanente. No caso do Anel, substituição do asfalto por pistas de concreto, que duram 20 vezes mais;

3. Instalação de barreiras eletrônicas em trechos com maior índice de acidentes, incluindo a reativação imediata das barreiras eletrônica do Anel, com velocidade compatível... 80KM;

4. Repintura imediata das faixas e das placas de sinalização na 381;

5. Instalação de “olhos de gato” nas curvas e locais de maior acidente na 381;

6. Instalação de balanças, com controle rígido no tráfego de caminhões e punição severa para os que excedem peso;

7. Iluminação dos trechos urbanos por onde a BR 381 passa;

8. Campanha de conscientização criativa ao longo da via e da sua área urbana, utilizando veículos destruídos e out doors com cenas apelativas e fortes;

9. Equipes de resgate de prontidão na Rodovia e no Anel, em “pontos base”, estratégicos;

10. Relatório por parte do DNIT e da ANTT dos itens que estão impedindo o início das obras e quais as providenciam que estão sendo tomadas para que o processo seja agilizado;

11. Nominação pública dos responsáveis por estes processos (funcionários do DNIT, da ANTT e do TCU) responsáveis pelo desembaraço dos processos;

12. “Força Tarefa” no Anel, exercendo o papel de Conselho, valendo para a extensão da 381 até Governador Valadares, com o objetivo de acelerar os processos burocráticos;

13. Publicação na Internet do número de acidentes e vítimas com atualização diária, incluindo as mortes que acontecem a caminho do hospital ou em conseqüência dos acidentes na 381 e no Anel Rodoviário;

O Movimento SOS Rodovias Federais solicita ainda que o Ministro dos Transportes, Sr. Alfredo Nascimento, venha a Minas Gerais e faça o percurso entre o Olhos D´água até João Monlevade, na direção de um veículo de passeio, para que o mesmo possa sentir na pele o que é dirigir um carro nesta Rodovia e no Anel Rodoviário de BH.

Movimento SOS Rodovias Federais de MG
www.sosrodoviasfederais.org
José Aparecido Ribeiro – 31-9953-7945

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