A Vale informa que obteve aprovação do Conselho de Defesa Nacional – CDN para aquisição das operações de minério de ferro de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul. A conclusão da aquisição ainda depende de certas condições, que deverão ser cumpridas pelo comprador, Vale, e vendedores, Rio Tinto Plc e outras entidades controladas por esta (Rio Tinto).
Em janeiro de 2009, a Vale celebrou com a Rio Tinto contrato de compra e venda para a aquisição, mediante pagamento à vista, de ativos de minério de ferro e potássio. O valor a ser pago pelos ativos de minério de ferro – operação de minério de ferro e ativos logísticos associados, incluindo porto fluvial e barcaças – é de US$ 750 milhões. A aquisição dos ativos de potássio já foi concluída.
Corumbá, que produziu 2,0 milhões de toneladas métricas de minério de ferro em 2008, é um ativo de classe mundial, com alto teor de ferro e rico em granulados de redução direta, tipo de minério de ferro de alto valor que está se tornando crescentemente escasso no mundo. Os ativos de logística possibilitam ter 70% de auto-suficiência no transporte de minério de ferro através do Rio Paraguai.
Corumbá está localizado próximo às nossas operações de minério de ferro e manganês em Urucum. Desse modo, existe potencial para exploração de várias sinergias, envolvendo maior flexibilidade dos ativos, redução de custos administrativos e de logística e racionalização do uso das reservas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário