8 de setembro de 2009

Vale prepara retomada das operações de Água Limpa

Tendo em vista o cenário promissor na venda de minério de ferro, a Vale está retomando gradativamente as operações da Mina de Água Limpa (Rio Piracicaba), com previsão de estar produzindo a um ritmo de 5,4 milhões de toneladas até o fim do ano. O valor é 17,4% maior do que o registrado em dezembro de 2008, quando a unidade produziu 4,6 milhões de toneladas. A Mina de Água Limpa foi uma das plantas da Vale atingidas pelas medidas para reduzir possíveis impactos decorrentes da crise financeira mundial. Dentre elas, a redução da produção de minério em algumas unidades, adoção de férias coletivas, suspensão do contrato de trabalho e licença remunerada.

Na Mina de Água Limpa, os empregados estiveram em férias coletivas, durante 30 dias, no período entre 2 e 31 de janeiro de 2009. Em 22 de janeiro deste ano, a Vale anunciou proposta de licença remunerada, aceita pelo Sindicato Metabase Mariana, que representa os empregados da unidade. Desde então, a produção de minério de ferro ficou suspensa devido à baixa demanda no mercado internacional.

Como esforço da Vale em preservar os empregos, foram adotadas algumas medidas no quadro de Água Limpa. Do total de 421 empregados da unidade, 120 continuaram trabalhando para manutenção dos ativos, 115 foram transferidos para outras unidades, especialmente Itabira e Mariana, e 186 entraram em licença remunerada, conforme acordo assinado com o sindicato.


Além da mina de Água Limpa, a Vale já havia anunciado a retomada da produção em Gongo Soco (Barão de Cocais).

Nenhum comentário: