Foto: Acom/PMSGRA
Teve início na manhã desta quarta-feira, 9, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em São Gonçalo do Rio Abaixo, com uma visita guiada ao Sítio Arqueológico e Paisagístico da comunidade de Demanda, com a participação de aproximadamente 50 pessoas. A atividade contou com palestra ministrada pelo assessor de Patrimônio Histórico da Prefeitura, João Vítor Dias.
Durante a visita os participantes puderam conhecer a história do Sítio Arqueológico e o seu estado de conservação. A visita guiada foi acompanhada pela equipe de reportagem da Rede Minas. O Sítio Arqueológico e Paisagístico são-gonçalense com a presença de pinturas rupestres é datado de seis a dez mil anos e está localizado na Fazenda Demanda.
Outras duas atividades serão realizadas no município na programação da Jornada: uma Oficina de Cultura Folclórica Popular, no dia 18, na Escola Integral e a criação do Inventário Inicial de São Gonçalo do Rio Abaixo e de seu Patrimônio, no dia 30. O inventário contará com a catalogação dos bens materiais do município, entre eles as Igrejas Matriz de São Gonçalo e Nossa Senhora do Rosário.
A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e conta com o apoio dos municípios e de diversas instituições educacionais e culturais de Minas Gerais. Ela consiste na produção simultânea de diversos eventos de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro. Inserida na programação do Ano da França no Brasil 2009 e inspirada pela experiência francesa das Journées du Patrimoine, realizadas naquele país desde 1984, a atividade busca incentivar e fortalecer a participação coletiva nas ações de preservação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário