Desde que foi criada no Município, pela primeira vez na história a Defesa Civil recebe investimentos específicos para a estruturação da sua atuação. Em convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) a Prefeitura acaba de investir R$ 150 mil para garantir uma resposta mais adequada às eventuais demandas geradas principalmente neste período chuvoso do final de ano.
Os recursos foram investidos na compra de um veículo Fiat Uno que possibilitará mais agilidade no deslocamento da equipe para atendimento aos chamados. O órgão recebeu também máquinas fotográficas, impressora a laser, máquinas de xérox, mesas, cadeiras, armários para arquivos, notebooks e data-show.
Além dos equipamentos, foram adquiridos materiais essenciais para atender as demandas de emergência, como rolos de lona e mil telhas de amianto.
Alerta
Com a chegada do período chuvoso, os profissionais da Defesa Civil estão em alerta. A preocupação é com os moradores que residem em áreas de risco na cidade. Neste período, a equipe fica atenta para verificar as situações de deslizamento de encostas e a elevação dos níveis dos córregos e rios.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em João Monlevade, engenheiro Wellington Nunes, a cidade possui uma geologia adversa, com regiões acidentadas, morros e áreas sujeitas às inundações. “Mas a maioria das ocorrências é caracterizada pela precariedade das residências”, comenta.
O coordenador alerta para que os moradores próximos a encostas e barrancos fiquem atentos a qualquer movimentação de terra ou trincas no terreno e moradias próximas a córregos ou rios.
A equipe trabalha durante todos os dias da semana e em regime de plantão. Em caso de urgência, o telefone para acionamento é o 3852 8100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário