29 de novembro de 2010

São Gonçalo ganha prêmio de melhor merenda escolar do Brasil

Município ganha pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar



Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo foi premiada pelo Governo Federal com o “Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar”. A premiação foi entregue na manhã desta segunda-feira (29) em solenidade realizada em Brasília. Das 1340 cidades inscritas, o município está entre as 21 das cinco regiões brasileiras a conquistar o prêmio e, ao lado de Belo Horizonte, são as únicas cidades premiadas de Minas Gerais.

O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar é uma iniciativa do Ação Fome Zero como forma de valorizar e destacar as prefeituras que realizam gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A edição deste ano trouxe novidades. Para cada uma das regiões foram premiadas quatro prefeituras, totalizando 20 municípios. Na avaliação foram analisados os aspectos de quatro indicadores básicos: Desempenho Administrativo-Financeiro, Eficiência Nutricional, Desenvolvimento Local, e Participação Social.

Para o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, que recebeu o prêmio das mãos do presidente Luís Inácio Lula da Silva, a premiação pelo segundo ano consecutivo mostra que o município investe na base e no bem-estar das crianças, permitindo uma boa nutrição dos alunos e contribuindo para um melhor aprendizado. “Esse reconhecimento faz com que todas as pessoas envolvidas no processo fiquem mais motivadas a trabalhar pela educação em São Gonçalo”, destacou.

O prefeito destacou ainda a importância da divulgação do prêmio. “A divulgação dessa premiação serve como incentivo para que outros gestores públicos despertem para a importância da merenda escolar no desenvolvimento de nossas crianças”.

Durante a cerimônia Lula agradeceu os prefeitos que inscreveram suas cidades na premiação e destacou que, muitas vezes, melhorar a gestão na área não depende apenas de dinheiro, mas de vontade política e decisão. “Não custa muito”, afirmou. O presidente destacou ainda que o caminho para melhorar a merenda escolar no país deve passar pela articulação com as prefeituras. “Já se tentou trabalhar por fora das prefeituras e não deu certo. Se os prefeitos não estiverem motivados, temos que motivá-los”, disse.

Nenhum comentário: