O projeto Natal da Gente, que enfeitou e iluminou a cidade no ano passado, promete repetir o sucesso. Neste ano, a decoração tem como tema a “neve” destacada com a pintura dos enfeites na cor branca. As informações são da primeira-dama e coordenadora do projeto, Daniela Machado. “Estamos dando uma nova roupagem ao material produzido em 2009. Parte da decoração será na cor branca, o que lembra a neve, para despertar nas pessoas o sentimento de paz”, explica Daniela.
A iniciativa demonstra a preocupação da Prefeitura de João Monlevade com a preservação ambiental e a importância da reciclagem na construção da qualidade de vida, pois consiste na transformação de materiais recicláveis, especificamente garrafas Pet, em enfeites natalinos.
Serão enfeitados o jardim e o prédio da Prefeitura, as praças do Povo, Domingos Silvério, Sete de Setembro, Lindinho, Pio XII (em frente à Matriz Nossa Senhora da Conceição), o trevo do bairro Cruzeiro Celeste, as proximidades da Enscon Viação e a rua Otacílio Caldeira, no bairro Tieté.
A primeira-dama ressalta que a decoração do Natal da Gente é fruto de parceria com empresas com responsabilidade social e ambiental como Enscon Viação, Mascarenhas Barbosa, Unimed, Prohetel, Luz & Força, Copremon, Rede Graal, Benefix e Esmetal. Ainda são aguardados outros patrocinadores que demonstraram interesse em apoiar o projeto.
A data da solenidade de inauguração das luzes do Natal da Gente e a programação de eventos relacionados ao projeto serão divulgados nos próximos dias.
Enfeites terão nova leitura
Orientados pela artista plástica Sônia Guimarães, vários voluntários estão trabalhando para dar cara nova aos enfeites. O artista plástico e professor de artesanato da Casa do Bem Viver, Reginaldo Pereira Muniz, disse que, apesar de utilizar o material do ano passado, a decoração do Natal da Gente de 2010 não tem nada de velha. “Está sendo tudo repaginado, ganhando novas cores, acabamentos diferenciados e há também novas criações”, afirma Reginaldo.
Para tudo ficar perfeito, os marceneiros da Prefeitura José de Paula Freitas e Daniel Marcos Silva ajudam com a confecção de anjos que irão encantar crianças e adultos nas praças da cidade.
Este ano, a produção conta com a participação de três alunos da eco-oficina promovida pela Casa do Bem Viver, dez voluntários, com o apoio de servidores de diversos setores da Prefeitura e com a parceira dos moradores da rua Otacílio Caldeira.
A coordenadora do projeto destacou a importância da colaboração dos funcionários municipais. Segundo ela, a participação do pessoal do paisagismo, marcenaria, serralheria, elétrica, pintura e outros, além de ser uma possibilidade de qualificação, evitou um gasto de cerca de R$ 30 mil com terceirizados.
Solange Maria Nunes, 70, e Arlete Assunção Lopes, 60, são voluntárias do Natal da Gente pela segunda vez. Para Arlete, além da experiência que se adquire, a atividade é uma terapia. Solange concorda com a colega. “É bom para a cabeça, dá uma arejada, ajuda a gente a não ficar nervosa”, relata a voluntária. Ela conta que ano passado, além de ajudar no projeto, ensinou aos alunos da Escola Estadual João XXIII a confeccionar enfeites natalinos e também decorou sua casa com bolas feitas de material reciclado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário