20 de novembro de 2010

Projeto do IFMG incentiva doação de equipamentos de informática

Com apoio da Prefeitura, a iniciativa objetiva doar peças para projetos sociais

Projeto inovador está sendo lançado em João Monlevade por estudantes do curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG-antigo Cefet), que funciona no Sesi, bairro José de Alencar.

Denominado Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), a iniciativa tem como objetivo recolher junto à comunidade equipamentos de informática para que sejam recondicionados e, posteriormente, doados para projetos sociais, promovendo a inclusão digital.

O dia “D” para doação de equipamentos será num sábado, 27 de novembro, entre 8h e 12h, em Carneirinhos, na praça Sete de Setembro. Serão recolhidos computadores completos ou somente periféricos que não precisam estar necessariamente funcionando. Quem não puder doar neste dia, poderá entregar os equipamentos no IFMG ou na Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom), no bairro Baú, que é parceira do CRC.



Adesão

Em reunião de apresentação do projeto ao prefeito Gustavo Prandini, alunos do IFMG foram incentivados pelo chefe do Executivo e receberam total apoio para o desenvolvimento dos trabalhos. Na oportunidade, Prandini destacou a intermediação da atual Administração Municipal, junto ao Governo Federal, para a instalação da unidade do Instituto Tecnológico em Monlevade, que oferece ensino técnico gratuito para 80 alunos.

Quem também aderiu ao projeto, no início do mês, foi o Supermercado Fraga que doou diversos equipamentos, entre eles monitores, 65 teclados, gabinetes, mouses, entre outros periféricos e carcaças. Já a Aço Norte doou óculos de proteção e pincéis para limpeza das peças.

“Além de viabilizar recursos tecnológicos promovendo a inclusão digital, com o projeto, o IFMG pretende oferecer uma alternativa para quem possui equipamentos antigos guardados e não sabe que destino dar a eles”, esclarece Rosilene Maria de Oliveira, 31, aluna integrante das equipes de programação e de gestão do Centro de Recondicionamento de Computadores.

A estudante ainda acrescenta que a iniciativa é também uma alternativa visando tanto a responsabilidade social quanto a ambiental, pois muitos equipamentos acabam em lixões contaminando o solo e, consequentemente, poluindo o meio ambiente. Outras informações pelo telefone (31) 3852-9556, entre 15h e 19h, de 2ª a 6ª feira.

Nenhum comentário: