9 de fevereiro de 2011

Comunidade de São Gonçalo recebe capacitação de Piscicultura


Foto:Acom/Adebac

A Associação de Desenvolvimento Sustentável de Barão de Cocais (Adebac), através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar/MG), realizou durante os dias 31 de janeiro a 4 de fevereiro o curso de Trabalhador na Piscicultura na comunidade de São Gonçalo do Rio Acima, propriedade do empresário Jair Vicente Luiz (Jair da Padaria da Lagoa).

Durante cinco dias os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a legislação, infra estrutura necessária, produção de peixes, diagnóstico e estudo da quantidade e qualidade da água, além do preparo e monitoramento de viveiros. Na ocasião o biólogo e instrutor do Senar, Alexandre Rodrigues, trabalhou com os 12 participantes habilidades básicas como a auto-estima, raciocínio lógico e numérico, cuidados com o meio ambiente e segurança no trabalho.

Os participantes do Curso de Formação Profissional Rural (FPR) saíram deslumbradas com a profissão e dispostos a produzir peixes para comercialização. Segundo o pequeno produtor da comunidade de São Gonçalo, Joaquim Venâncio, o curso não poderia ser melhor: “aprendi muito durante o curso, o instrutor tirou todas as minhas dúvidas e ensinou novas técnicas que vai aumentar minha produção sem afetar o custo. Aprendemos como fazer, agora precisamos visitar uma propriedade para ver como é o dia-a-dia do produtor de peixes , assim estaremos precavidos aos imprevistos da profissão”, completa.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal, Sueli Mourão, esse curso vem somar com as ações que estamos realizando em prol do Produtor Rural de Barão de Cocais. Esse evento contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Barão de Cocais, Associação Comunitária de São Gonçalo e Emater de Barão de Cocais.

Nenhum comentário: