18 de fevereiro de 2011

Prandini propõe criação de conselho gestor dos telecentros

Os 11 telecentros comunitários instalados pela Prefeitura no projeto “Monlevade Digital” em diversos bairros da cidade deverão ser administrados por um Conselho Gestor. É o que propõe o projeto de lei 659/2011, de autoria do prefeito Gustavo Prandini, enviado à Câmara de Vereadores no dia 15 de fevereiro. Os telecentros são salas com computadores que garantem acesso gratuito à internet.

“A finalidade do Conselho Gestor é estabelecer as regras de funcionamento e o uso do espaço do telecentro, apontando os rumos futuros, incentivando o exercício pleno da cidadania e dando ferramenta para que a comunidade se desenvolva social e economicamente,” esclarece Prandini na mensagem do projeto.



Regras

Entre as regras presentes no projeto estão organizar cursos, horários e forma de atendimento dos inscritos; acesso gratuito a todos, sem distinção; coibir o desperdício e limitar o número de impressões de papel por usuário; e realizar reuniões mensais ordinárias para avaliar o funcionamento dos telecentros.

O Conselho Gestor estará diretamente subordinado à Secretaria Municipal de Educação, órgão que atualmente cuida de todas as questões referentes às 11 unidades. O Conselho será composto por dois integrantes da Secretaria de Educação, indicados pelo prefeito, e três representantes da sociedade civil organizada. Ele será regido por Regimento Interno próprio, tendo na estrutura plenário, presidente, vice-presidente, secretária e vice-secretária. O plenário será constituído pela totalidade dos membros do Conselho; o órgão deliberativo sobre as matérias de competência. O mandato será de dois anos, com possibilidade de uma recondução, sendo o exercício de interesse público e, por isso, não remunerado.



Banda larga

O Governo Gustavo Prandini implantou dez telecentros comunitários em diversas regiões da cidade, garantindo acesso gratuito a internet banda larga a mais de 7 mil pessoas cadastradas como usuários. “O presente projeto de lei busca a satisfação dos atos necessários à manutenção do município no programa de inclusão digital”, destaca o prefeito referindo-se às exigências da parceria com o Governo Federal.



TELECENTROS



1. TELECENTRO São João. Rua Violeta, 97.



2. TELECENTRO Loanda. Av. Cândido Dias, 465.



3. TELECENTRO Nova Esperança. Rua 3, nº 84.



4. TELECENTRO Bem Viver. Rua Nova York, 428 – bairro Novo Cruzeiro.



5. TELECENTRO São Geraldo. Rua 15 de novembro, 280.



6. TELECENTRO Centro Industrial. Rua Paraúna, 677.



7. TELECENTRO Carneirinhos. Praça 7 de Setembro.Av. Wilson Alvarenga, 1116.



8. TELECENTRO Casa do Adolescente. Rua Nova York, 1397 – bairro Novo Cruzeiro.



9. TELECENTRO Santa Bárbara. Av. Getulio Vargas, 6971.



10. TELECENTRO Baú. Av. Brasília, 1300.



11. TELECENTRO JK. Av. Gentil Bicalho, 360 / loja 101.

Nenhum comentário: