21 de fevereiro de 2011

Prefeitura realiza capacitação e dia de campo com produtores de banana

Na última semana, dias 17 e 18 de fevereiro, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou uma capacitação e dia de campo com os produtores rurais que participam do Projeto Gerando Frutos, que incentiva o cultivo da banana no município. Cerca de 90 produtores participaram dos trabalhos e puderam adquirir maior conhecimento das técnicas de cultivo e manejo da fruta.

A duas atividades foram comandadas pelo engenheiro agrônomo Antônio Lopes de Souza, contratado pela prefeitura para oferecer assistência técnica aos produtores, e que possui 15 anos de experiência no trato da banana. Ele passou informações importantes para que os produtores são-gonçalenses produzam banana de boa qualidade e conheçam melhor as técnicas de cultivo e manutenção da lavoura.

O produtor rural Starlei Fonseca Diniz, da região de Perobas, que iniciou a plantação de banana em novembro do ano passado destacou o incentivo dado pela Prefeitura. “Estamos sendo muito bem assistidos, com as mudas, o adubo e a assistência técnica. Esse dia de campo é importantíssimo porque, apesar de viver no campo, ser produtor rural, minha área era outra e só agora estou começando o cultivo da banana. É primordial esta oportunidade que tivemos para acumular conhecimento sobre o cultivo. Não tem nada melhor do conhecer na prática para aprender e colocar esse conhecimento em andamento”, disse o produtor.

O engenheiro agrônomo Antônio Lopes de Souza, ressaltou o papel social do projeto Gerando Frutos. “A primeira coisa que me chama a atenção é que eu nunca vi um projeto desses em lugar nenhum, nunca vi uma Prefeitura que apoiasse tanto o produtor. O pequeno produtor precisa ter uma renda para que ele tenha interesse em ficar no campo. Esse projeto tem um grande benefício que é gerar renda, um papel social, destacou o engenheiro.

O engenheiro também destacou durante o dia de campo o potencial para que a região se torne polo produtor da banana. “A Prefeitura está ensinando a pescar, é um projeto muito interessante que vai trazer muitos frutos para o município. A partir do momento que os produtores perceberem o resultado financeiro com a cultura da banana, a tendência é que eles comecem a aumentar a produção e que São Gonçalo se torne um núcleo produtor da fruta”, disse Antônio Lopes.

Nenhum comentário: