6 de agosto de 2009

Ações contra propagação do vírus Influenza A são repassadas para representantes de escolas

Foto: Kátia Passos- Acom/PMJM

A Secretaria Municipal de Educação, seguindo orientações da Vigilância em Saúde (Visa), repassou aos representantes das escolas municipais, estaduais, particulares e também dos Centros de Educação Infantil, protocolo de ações para prevenir a prorrogação do vírus Influenza A (H1N1).
As instruções ocorreram na tarde desta terça-feira, 4, na escola municipal Cônego Higino e contou com a presença do secretário de Educação, Fabrício Nereu Brandão, da secretária de Saúde, Gisele Cristina Cota Domingues, da coordenadora da Visa, Kátia Guimarães e de mais de 100 educadores das 53 instituições de ensino de João Monlevade. Consta no protocolo as seguintes ações:

1. Conscientizar a comunidade escolar sobre os sintomas, formas de contágio e prevenção da influenza A.
2. Utilizar álcool em gel para higienização das mãos, sendo que cada professor terá um frasco do produto. Nos banheiros, manter sabão à disposição.
3. Higienizar salas de aulas, talheres, copos e pratos.
4. No permitir que alunos compartilhem alimentos e objetos de uso, tais como copos, talheres, partos, garrafinhas d´água entre outros. Orientar o uso dos bebedouros coletivos.
5. Manter os ambientes escolares arejados, com portas e janelas abertas.
6. Ecalonar o recreio.
7. Orientar aqueles que apresentarem sintomas da gripe a procurem um posto de saúde e a permanecerem em casa, até o pronto restabelecimento.

O secretário de Educação fez questão de ressaltar que João Monlevade está preparada e atenta às recomendações do Ministério da Saúde para o tratamento de pacientes com a Nova Gripe causada pelo vírus H1N1. “Enquanto educadores temos papel fundamental neste momento e esperamos que todos abracem esta causa, apesar de não termos uma situação de alarde na cidade. A manutenção desta situação depende de nós como educadores pois temos como objetivo contribuir com a formação do indivíduo, informando a comunidade e os alunos para que possamos passar por este momento com grande tranqüilidade”, esclareceu Fabrício.
Todos os presentes receberam cartilha com informações sobre a Gripe A, uma cópia do protocolo de prevenção e cartazes para serem afixados nas escolas.

Algumas medidas simples são fundamentais para evitar a propagação da gripe:

 Proteja, com lenços de papel descartável, a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
 Lave as mãos com água e sabão (ou álcool gel) depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz;
 Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
 Evite aglomerações em ambientes fechados;
 Mantenha os ambientes ventilados; mantenha abertas as janelas do ônibus;
 É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;
 Mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física;
 Não compartilhe alimentos e objetos de uso pessoal.

Nenhum comentário: