17 de agosto de 2009

Produtores são-gonçalenses recebem mais um curso de capacitação da Emater

Técnicas sobre a cultura do milho serão oferecidas na atividade que começa amanhã

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Agricultura em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), inicia nesta terça-feira, 18, o segundo Curso de Capacitação do Programa Minas Sem Fome, deste ano. Desta vez, as aulas serão sobre “Cultura do Milho”, na igreja da comunidade do Bamba.

A atividade será ministrada pelo extensionista da Emater-MG, Ricardo Freitas Castro e pelo técnico em Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Mário Alves de Andrade Neto.

O curso de capacitação terá duração de 16 horas, divididas em dois módulos de oito horas. Além de abordar técnicas de plantio, colheita, pós colheita e cultivares, a cultura do milho receberá um enfoque agroecológico, onde se destacarão as alternativas de controle de pragas e doenças, como, por exemplo, com a utilização de inseticidas naturais. Em relação às práticas de uso e conservação do solo, serão apresentadas receitas de biofertilizantes e a técnica de produção de composto orgânico.

O Programa Minas Sem Fome é uma extensão do Fome Zero, desenvolvido pelo Governo Estadual, por meio da Emater-MG, e objetiva a segurança alimentar e nutricional. O primeiro curso do programa em São Gonçalo foi o de “Granelização do Leite”, realizado no mês de julho.

Nenhum comentário: